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dc.creatorLaureano, Rebeca Sasso
dc.date.accessioned2021-08-11T18:30:05Z
dc.date.available2021-08-11T18:30:05Z
dc.date.issued2021-03-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21898
dc.description.abstractThe teaching of Art Education today is intertwined with contemporary themes such as digital technologies and visual culture themes, their productions, and their meanings, their sharing. Thus, Educational Technologies have an important role, as a possibility to modify and integrate teaching spaces, acting as a propeller of encounters between these themes, problematizing images and shifting perspectives. This research is a master's thesis developed in the Postgraduate Program in Educational Technologies Network, in the Research Line Development of Educational Technologies Network, and proposes to find methodological paths that can be followed for the collaborative development of role-playing games linked to Visual Culture for the interdisciplinary teaching of Visual Arts. For the research, concepts of Visual Culture (MARTINS, 2015; NASCIMENTO, 2020; HERNÁNDEZ, 2020), Instructional Design (FILATRO, 2008, 2010; BOLER AND KAPP, 2018) and role-playing games (EWALT, 2016; WIZARDS, 2014, 2017, 2019) were used. As methodology we adopted a mixed qualitative approach including cartography, netnography and collaborative research. As a result, we present as a product of this research the CAITA model, a model of a unit of study for teachers to act in the mediation of game development, intending questioning, invention of images and spaces for dialogue. CAITA aims to offer to teacher-mediators and managers a possibility for the development of interdisciplinary teaching projects through the development of role-playing games. To evaluate CAITA, questionnaires were applied to analyze the techno-scientific, pedagogical, communicational, technological and organizational dimensions (FILATRO, 2015). The main results of the evaluation are the positive reception of the model, especially by teachers and the understanding of the potential of collaborative and interdisciplinary teaching of Visual Arts through Visual Culture, which can be adapted to each reality. The model reaches the goal of presenting a possibility of interdisciplinary articulation of the development of role-playing games, which can still unfold in many didactic and pedagogical possibilities according to the needs of each teacher-mediator.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogos de interpretaçãopor
dc.subjectCultura visualpor
dc.subjectArte-educaçãopor
dc.subjectUnidade de estudopor
dc.subjectRole-playing gameseng
dc.subjectVisual cultureeng
dc.subjectArt-educationeng
dc.subjectUnit of studyeng
dc.titleCAITA: modelo de unidade de estudo para o desenvolvimento colaborativo de RPG no ensino de artespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO ensino da arte-educação hoje é entrelaçado aos temas contemporâneos tais quais as tecnologias digitais e temas da cultura visual, suas produções, e seus sentidos, seus compartilhamentos. Sendo assim, as Tecnologias Educacionais possuem um papel importante, como uma possibilidade de modificar e integrar espaços de ensino, atuando como um propulsor de encontros entre estes temas, problematizando imagens e deslocando olhares. Esta pesquisa se trata de uma dissertação de mestrado desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, e propõe encontrar caminhos metodológicos que podem ser percorridos para o desenvolvimento colaborativo de jogos de RPG vinculado à cultura visual para o ensino interdisciplinar de artes visuais. Para a pesquisa, foram utilizados conceitos de cultura visual (MARTINS, 2015; NASCIMENTO, 2020; HERNÁNDEZ, 2020), de Design Instrucional (FILATRO, 2008, 2010; BOLER E KAPP, 2018) e de jogos de RPG (EWALT, 2016; WIZARDS, 2014, 2017, 2019). Como metodologia adotou-se uma abordagem qualitativa mista incluindo cartografia, netnografia e pesquisa colaborativa. Como resultado, apresentamos como produto dessa pesquisa o modelo CAITA, um modelo de unidade de estudo para professores atuarem na mediação do desenvolvimento de jogos, intencionando questionamentos, invenções de imagens e de espaços de diálogo. O CAITA visa oferecer aos professores-mediadores e gestores uma possibilidade para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de ensino por meio do desenvolvimento de jogos de RPG. Para avaliação do CAITA foram aplicados questionários para análise das dimensões tecnocientífica, pedagógica, comunicacional, tecnológica e organizacional (FILATRO, 2015). Destaca-se, como principais resultados da avaliação a recepção positiva do modelo principalmente por professores e da compreensão da potencialidade do ensino colaborativo e interdisciplinar de artes visuais por meio da cultura visual, sendo este adaptável a cada realidade. O modelo atinge o objetivo de apresentar uma possibilidade de articulação interdisciplinar de desenvolvimento de jogos de RPG, o que pode ainda se desdobrar em muitas possibilidades didáticas e pedagógicas de acordo com as necessidades de cada professor-mediador.por
dc.contributor.advisor1Bernardi, Giliane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8988734339185408por
dc.contributor.referee1Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.referee2Menezes, João Ricardo Bittencourt
dc.creator.LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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