dc.contributor.advisor | Guterres, Clovis Renan Jacques | |
dc.creator | Ivo, Andressa Aita | |
dc.date.accessioned | 2016-09-22T15:18:35Z | |
dc.date.available | 2016-09-22T15:18:35Z | |
dc.date.issued | 2008-12-12 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2190 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The current background in which are included the public policies in Brazil introduces
several issues, reflections and studies about the theme of the education policies and
of the educational administration. For such intent, it is necessary to make a review of
the history on how the last governments are dealing with their education policies from
a critical perspective of the neoliberal speech in the education area. In that sense,
the State has been reorganized from a neoliberal speech, which attempts to criticize
the interventionist State, promoting policies in order to minimize the action of the
State in the social policies. Besides, it establishes a new manner of organizing and
managing the State through a public management administration. Thus, the present
paper aimed at analyzing the actions in the Plano de Desenvolvimento da Educação
[Education Plan of Development] (PDE), in the context of the PNE, relating it to the
neoliberal education policies and its repercussion in a state public system’s school in
the town of Pelotas (RS). The methodology is based on a qualitative approach,
through the document analysis of the Plano Nacional da Educação [National Plan of
Education] (PNE) and mainly the Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) and
also observations in a state public system’s school in the town of Pelotas (RS) and
interviews with a teacher in such institution. The PDE is introduced like the plan that
can solve the educational issues, intending to be a “leap” in the basic and superior
education quality between several other changes in the education systems. However,
the analysis of the PDE revealed the evident weaknesses in this plan, like the
complete disarticulation with the schools, the scarcity of information about it, the
continuous presence of the neoliberal speech, and so forth. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Plano de desenvolvimento da educação | por |
dc.subject | Neoliberalismo | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.title | O Plano de Desenvolvimento da Educação: uma análise no contexto escolar | por |
dc.title.alternative | The education developing: an analysis in the school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O atual cenário no qual estão inseridas as políticas públicas no Brasil nos remete a
várias discussões, reflexões e estudos acerca do tema das políticas educativas e da
gestão educacional. Para tal é necessário que se realize um resgate histórico de
como os últimos governos estão encaminhando suas políticas educacionais, a partir
de uma perspectiva crítica do discurso neoliberal no campo educacional. Neste
sentido o Estado vem sendo reorganizado, a partir de um discurso neoliberal, o qual
busca uma crítica ao Estado intervencionista, promovendo políticas de minimização
da atuação do Estado nas políticas sociais. Além disso, estabelece uma nova forma
de organização e gestão do Estado através de uma administração pública gerencial.
Assim, este estudo teve como objetivo analisar as ações do Plano de
Desenvolvimento da Educação (PDE), no contexto do PNE, relacionando-o com as
políticas de educação neoliberais e sua repercussão em uma escola da rede pública
estadual do município de Pelotas (RS). A metodologia utilizada baseou-se na
abordagem qualitativa, através da análise documental do Plano Nacional da
Educação (PNE) e principalmente do Plano de Desenvolvimento da Educação
(PDE), observações em uma escola pública da rede estadual do município de
Pelotas (RS) e entrevistas com uma professora desta instituição. O PDE apresentase
como um plano capaz de solucionar os problemas educacionais, promete um
“salto” na qualidade da educação básica e superior, entre tantas outras mudanças
nos sistemas de ensino. Porém ao realizarmos uma análise do PDE ficam evidentes
as inúmeras fragilidades deste plano, como a completa desarticulação com as
escolas, a falta de informações acerca deste, a presença constante do discurso
neoliberal, entre outros. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |