Alt story: modelo de unidade de estudo para produção textual colaborativa por meio de ficção interativa digital
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Data
2021-03-22Primeiro membro da banca
Cordenonsi, André Zanki
Segundo membro da banca
Menezes, João Ricardo de Bittencourt
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O desenvolvimento das competências discursivas é objetivo unânime e
imprescindível no Ensino Médio, porém, apesar de todos os esforços, ainda são
muitos os obstáculos encontrados. Percebe-se também que os adolescentes utilizam
as tecnologias digitais, de maneira frequente e fora do ambiente escolar, para
produção de textos coerentes com o contexto, o que, geralmente, não ocorre com
textos produzidos na escola. Assim, apresenta-se como possibilidade a ficção
interativa digital (FID) que, atualmente, como aborda Hahn (2016), refere-se a um
gênero de jogos de computador no qual o jogador controla um personagem e sua
interação com o ambiente usando, frequentemente, uma interface apenas textual. O
objetivo geral desta pesquisa foi promover o desenvolvimento da linguagem através
de um modelo de unidade de estudo para produção textual colaborativa por meio de
ficção interativa digital. Dessa forma, dentro da área de concentração Tecnologias
Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação e da linha de
pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, propôs-se a
elaboração de um modelo de unidade de estudo para produção, apresentação e
avaliação de ficção interativa digital nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto,
realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem multimétodo, pois, quanto à
natureza se caracterizou como quanti-qualitativa e empregou os procedimentos de
pesquisa bibliográfica (GIL, 2018), de revisão sistemática de literatura
(KITCHENHAM; CHARTERS, 2007) e estudo de caso (GIL, 2018) para o
levantamento bibliográfico e desenvolvimento do estudo. A principal contribuição
desta pesquisa é o próprio Modelo, que foi avaliado a partir de uma adaptação das
propostas apresentadas por Alves (2016) e por von Wangenheim et al. (2017). Como
resultados, podem ser destacados sua qualidade nos critérios de ambiguidade,
consistência, completude, compreensibilidade, corretude, flexibilidade, usabilidade e
utilidade, bem como seu potencial relacionado à aprendizagem de produção textual
e experiência de aprendizagem. A partir da avaliação, ressaltam-se os seguintes
aspectos do Modelo Alt Story: a possibilidade de trabalho interdisciplinar com as
diferentes áreas do conhecimento, a produção de diferentes gêneros textuais, a
promoção de práticas de multiletramentos, o aumento do envolvimento do aluno e a
apropriação dos mesmos por sua aprendizagem.
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