dc.creator | Simonetto, Juliane Quevedo | |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T17:45:23Z | |
dc.date.available | 2021-08-12T17:45:23Z | |
dc.date.issued | 2021-03-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21915 | |
dc.description.abstract | The development of discursive skills is an indispensable goal in high school,
however, despite all efforts, there are many obstacles. It is also noticed that
adolescents use digital technologies, frequently and outside the school environment,
to produce consistent texts with the context, which, generally, does not occur with
texts produced at school. Thus, digital interactive fiction (FID) is presented like a
possibility, which currently, as Hahn (2016) approaches to a computer games genre
in which the player controls a character and its interaction with the environment
using, often just a textual interface. The general goal of this research was to promote
the language development through a model of study unit for collaborative textual
production using the digital interactive fiction. Thus, within the line of research
Development of Educational Technologies in Network, it was proposed to develop a
model of a study unit for the production, presentation and evaluation of digital
interactive fiction in Portuguese language classes. For this purpose, an exploratory
research with a multimethod approach was carried out. As to the research nature, it
was characterized as quanti-qualitative and used the procedures of bibliographic
research (GIL, 2018), systematic literature review (KITCHENHAM; CHARTERS,
2007) and research-action (GIL, 2018) for bibliographic survey and study
development. The main contribution of this research is the model itself, which was
evaluated based on an adaptation of the proposals presented by Alves (2016) and
von Wangenheimet al. (2017). As a result, its quality can be highlighted in the criteria
of ambiguity, consistency, completeness, comprehensibility, correctness, flexibility,
usability and usefulness, as well as its potential related to textual production learning
and learning experience. Based on the evaluation, the following aspects of the Alt
Story Model are highlighted: the possibility of interdisciplinary work with different
areas of knowledge, the production of different textual genres, the promotion of
multiliteracy practices, the increase of student involvement and the appropriation of
them for their learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ficção interativa digital | por |
dc.subject | Unidade de estudo | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Digital interactive fiction | eng |
dc.subject | Study unit | eng |
dc.subject | Language | eng |
dc.title | Alt story: modelo de unidade de estudo para produção textual colaborativa por meio de ficção interativa digital | por |
dc.title.alternative | Alt story: proposal model of study unit to collaborative textual production through digital interactive fiction | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O desenvolvimento das competências discursivas é objetivo unânime e
imprescindível no Ensino Médio, porém, apesar de todos os esforços, ainda são
muitos os obstáculos encontrados. Percebe-se também que os adolescentes utilizam
as tecnologias digitais, de maneira frequente e fora do ambiente escolar, para
produção de textos coerentes com o contexto, o que, geralmente, não ocorre com
textos produzidos na escola. Assim, apresenta-se como possibilidade a ficção
interativa digital (FID) que, atualmente, como aborda Hahn (2016), refere-se a um
gênero de jogos de computador no qual o jogador controla um personagem e sua
interação com o ambiente usando, frequentemente, uma interface apenas textual. O
objetivo geral desta pesquisa foi promover o desenvolvimento da linguagem através
de um modelo de unidade de estudo para produção textual colaborativa por meio de
ficção interativa digital. Dessa forma, dentro da área de concentração Tecnologias
Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação e da linha de
pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, propôs-se a
elaboração de um modelo de unidade de estudo para produção, apresentação e
avaliação de ficção interativa digital nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto,
realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem multimétodo, pois, quanto à
natureza se caracterizou como quanti-qualitativa e empregou os procedimentos de
pesquisa bibliográfica (GIL, 2018), de revisão sistemática de literatura
(KITCHENHAM; CHARTERS, 2007) e estudo de caso (GIL, 2018) para o
levantamento bibliográfico e desenvolvimento do estudo. A principal contribuição
desta pesquisa é o próprio Modelo, que foi avaliado a partir de uma adaptação das
propostas apresentadas por Alves (2016) e por von Wangenheim et al. (2017). Como
resultados, podem ser destacados sua qualidade nos critérios de ambiguidade,
consistência, completude, compreensibilidade, corretude, flexibilidade, usabilidade e
utilidade, bem como seu potencial relacionado à aprendizagem de produção textual
e experiência de aprendizagem. A partir da avaliação, ressaltam-se os seguintes
aspectos do Modelo Alt Story: a possibilidade de trabalho interdisciplinar com as
diferentes áreas do conhecimento, a produção de diferentes gêneros textuais, a
promoção de práticas de multiletramentos, o aumento do envolvimento do aluno e a
apropriação dos mesmos por sua aprendizagem. | por |
dc.contributor.advisor1 | Bernardi, Giliane | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8988734339185408 | por |
dc.contributor.referee1 | Cordenonsi, André Zanki | |
dc.contributor.referee2 | Menezes, João Ricardo de Bittencourt | |
dc.creator.Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |