A gestão da infância na escola de educação infantil: um olhar sobre as representações das professoras
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Data
2008-08-29Autor
Irgang, Silvania Regina Pellenz
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Esta pesquisa foi apresentada ao Curso de Especialização em Gestão
Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Gestão
da Organização Escolar e teve por objetivo conhecer as representações das
professoras de Educação Infantil sobre a infância, em uma Escola Municipal de
Educação Infantil de Santa Maria/RS, e como estas repercutem na Gestão
Escolar desse contexto. Para tanto, o estudo se caracterizou por uma pesquisa
com abordagem qualitativa, com quatro professoras colaboradoras que atuam
nessa escola. Para que pudesse compreender as representações das
professoras escolhi as narrativas orais utilizando a entrevista semi-estruturada,
análise documental do Projeto Político Pedagógico da Instituição e por
observações participadas nas reuniões pedagógicas de formação continuada
como instrumento para a produção dos dados. Ao longo da pesquisa, pude
perceber que as professoras de Educação Infantil reconhecem a importância
da infância na vida da criança, considerando-a como sujeito de direitos, e
elencam o brincar como fio condutor das aprendizagens nessa fase. As
repercussões das representações atribuídas à infância na Gestão da escola de
Educação Infantil está se (re)construindo a partir da formação continuada das
professoras como processo participativo, autônomo e comprometido com as
decisões coletivas ao partilharem responsabilidades e refletirem sobre as
práticas pedagógicas para que sejam significativas aos interesses das crianças
com as quais desenvolvem seu trabalho.
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