Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Graziela Escandiel de
dc.creatorIrgang, Silvania Regina Pellenz
dc.date.accessioned2016-09-22T15:30:00Z
dc.date.available2016-09-22T15:30:00Z
dc.date.issued2008-08-29
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2192
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis study was presented to the Specialization Course in Education Management of Universidade Federal de Santa Maria, Research Line Management of School Organization, with the objective of getting to know the representation of the Childhood Education teachers concerning infancy in a Municipal School of Childhood Education in Santa Maria/RS, as well as the way they reverberate in the School Management of this context. In order to do so, the study was characterized by a qualitative approach and involved four collaborator teachers who work in this school. Aiming at comprehending the teachers’ representations, I chose the oral narratives based on semi-structured interviews, the documental analysis of the Political Pedagogical Project of the Institution and the observations shared in the pedagogical meetings of teachers’ continuous formation as a means to the production of data. Along the research, I could realize that the teachers of Childhood Education recognize the importance of infancy in a child’s life, consider the child a subject who has rights and point out playing as the main responsible for learning in this period. The repercussions of the representations attributed to infancy in the School Management of this Childhood Education school are being (re)constructed starting from teachers’ continuous formation as a participative and autonomous process, through which the teachers commit to the collective decisions when share responsibilities and reflect about the pedagogical practices in order to make them significant to the children’s interests.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleA gestão da infância na escola de educação infantil: um olhar sobre as representações das professoraspor
dc.title.alternativeThe management of infancy in childhood education school: a look at the teachers’ representationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi apresentada ao Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Gestão da Organização Escolar e teve por objetivo conhecer as representações das professoras de Educação Infantil sobre a infância, em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Santa Maria/RS, e como estas repercutem na Gestão Escolar desse contexto. Para tanto, o estudo se caracterizou por uma pesquisa com abordagem qualitativa, com quatro professoras colaboradoras que atuam nessa escola. Para que pudesse compreender as representações das professoras escolhi as narrativas orais utilizando a entrevista semi-estruturada, análise documental do Projeto Político Pedagógico da Instituição e por observações participadas nas reuniões pedagógicas de formação continuada como instrumento para a produção dos dados. Ao longo da pesquisa, pude perceber que as professoras de Educação Infantil reconhecem a importância da infância na vida da criança, considerando-a como sujeito de direitos, e elencam o brincar como fio condutor das aprendizagens nessa fase. As repercussões das representações atribuídas à infância na Gestão da escola de Educação Infantil está se (re)construindo a partir da formação continuada das professoras como processo participativo, autônomo e comprometido com as decisões coletivas ao partilharem responsabilidades e refletirem sobre as práticas pedagógicas para que sejam significativas aos interesses das crianças com as quais desenvolvem seu trabalho.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples