dc.contributor.advisor | Lima, Graziela Escandiel de | |
dc.creator | Irgang, Silvania Regina Pellenz | |
dc.date.accessioned | 2016-09-22T15:30:00Z | |
dc.date.available | 2016-09-22T15:30:00Z | |
dc.date.issued | 2008-08-29 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2192 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This study was presented to the Specialization Course in Education
Management of Universidade Federal de Santa Maria, Research Line
Management of School Organization, with the objective of getting to know the
representation of the Childhood Education teachers concerning infancy in a
Municipal School of Childhood Education in Santa Maria/RS, as well as the way
they reverberate in the School Management of this context. In order to do so,
the study was characterized by a qualitative approach and involved four
collaborator teachers who work in this school. Aiming at comprehending the
teachers’ representations, I chose the oral narratives based on semi-structured
interviews, the documental analysis of the Political Pedagogical Project of the
Institution and the observations shared in the pedagogical meetings of teachers’
continuous formation as a means to the production of data. Along the research,
I could realize that the teachers of Childhood Education recognize the
importance of infancy in a child’s life, consider the child a subject who has rights
and point out playing as the main responsible for learning in this period. The
repercussions of the representations attributed to infancy in the School
Management of this Childhood Education school are being (re)constructed
starting from teachers’ continuous formation as a participative and autonomous
process, through which the teachers commit to the collective decisions when
share responsibilities and reflect about the pedagogical practices in order to
make them significant to the children’s interests. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | A gestão da infância na escola de educação infantil: um olhar sobre as representações das professoras | por |
dc.title.alternative | The management of infancy in childhood education school: a look at the teachers’ representations | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi apresentada ao Curso de Especialização em Gestão
Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Gestão
da Organização Escolar e teve por objetivo conhecer as representações das
professoras de Educação Infantil sobre a infância, em uma Escola Municipal de
Educação Infantil de Santa Maria/RS, e como estas repercutem na Gestão
Escolar desse contexto. Para tanto, o estudo se caracterizou por uma pesquisa
com abordagem qualitativa, com quatro professoras colaboradoras que atuam
nessa escola. Para que pudesse compreender as representações das
professoras escolhi as narrativas orais utilizando a entrevista semi-estruturada,
análise documental do Projeto Político Pedagógico da Instituição e por
observações participadas nas reuniões pedagógicas de formação continuada
como instrumento para a produção dos dados. Ao longo da pesquisa, pude
perceber que as professoras de Educação Infantil reconhecem a importância
da infância na vida da criança, considerando-a como sujeito de direitos, e
elencam o brincar como fio condutor das aprendizagens nessa fase. As
repercussões das representações atribuídas à infância na Gestão da escola de
Educação Infantil está se (re)construindo a partir da formação continuada das
professoras como processo participativo, autônomo e comprometido com as
decisões coletivas ao partilharem responsabilidades e refletirem sobre as
práticas pedagógicas para que sejam significativas aos interesses das crianças
com as quais desenvolvem seu trabalho. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |