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dc.contributor.advisorKocourek, Sheila
dc.creatorFlores, Laiza Spode
dc.date.accessioned2021-08-12T22:02:20Z
dc.date.available2021-08-12T22:02:20Z
dc.date.issued2021-02-25
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21926
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe study aimed to report the interventions carried out with groups of adolescents from a school in the state of Rio Grande do Sul, addressing the theme of self-mutilation and prevention of suicide in adolescence through the development of the Rubi Project umbrella project: a study on suicide and self-mutilation among adolescents. The initial idea for the creation of the project was to offer residents a performance outside the hospital environment; as well as provoking discussions in the school environment as preventive measures and awakening the health services, school community, managers and workers in view of the alarming estimates for the coming years. Twelve, seventh, eighth and ninth year classes received interventions from the extension project. Forty-six adolescents required reception and individualized care with the multiprofessional team, of which, ten required referral to specialized care with a psychologist, psychiatrist or both, and there was a hospitalization for attempted suicide. Forty-three students participated in the research project, of whom, twenty-three came from classes that received group interventions and twenty did not know the project. The large number of adolescents who showed symptoms of mental suffering shows that dealing with issues like these in the school environment is essential, and as a residence, you cannot work with this public in isolation. For this reason, partners are sought for referrals of students and it is suggested that the same work be carried out in other schools in the municipality, with partnerships between the health, education and service departments available.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutomutilaçãopor
dc.subjectSuicídiopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectSelf-mutilationeng
dc.subjectSuicideeng
dc.subjectAdolescentseng
dc.titleAutomutilação e suicídio: acolhimento e escuta no processo de prevenção e promoção da saúde com adolescentespor
dc.title.alternativeSelf-mutilation and suicide: reception and listening in the process of prevention and promotion of health with adolescentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo relatar as intervenções realizadas com os grupos de adolescentes de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul, abordando a temática de automutilação e prevenção do suicídio na adolescência através do desenvolvimento do projeto guarda-chuva Projeto Rubi: um estudo sobre o suicídio e automutilação entre adolescentes. A ideia inicial para a criação do projeto foi de oferecer aos residentes uma atuação externa ao do ambiente hospitalar; assim como de provocar discussões no meio escolar como medidas preventivas e despertar os serviços de saúde, comunidade escolar, gestores e trabalhadores tendo em vista as alarmantes estimativas para os próximos anos. Receberam intervenções do projeto de extensão doze turmas, de sétimo, oitavo e nono ano. Quarenta e seis adolescentes necessitaram acolhimento e atendimento individualizado com a equipe multiprofissional, dos quais, dez necessitaram de encaminhamento para atendimento especializado com psicólogo, psiquiatra ou ambos, e houve uma internação por tentativa de suicídio. Já do projeto de pesquisa participaram quarenta e três alunos, destes, vinte e três eram provenientes de turmas que receberam intervenções de grupo e vinte não conheciam o projeto. O extenso número de adolescentes que apresentaram sintomas de sofrimento mental mostra que tratar de temas como esses em ambiente escolar é fundamental, e enquanto residência, não se consegue trabalhar com esse público isoladamente. Por isso, busca-se parceiros para encaminhamentos de alunos e sugere-se que o mesmo trabalho seja realizado em outras escolas do município, com parcerias entre secretaria de saúde, de educação e serviço disponíveis.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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