Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrug, Hugo Norberto
dc.creatorIlha, Franciele Roos da Silva
dc.date.accessioned2016-09-23T12:50:05Z
dc.date.available2016-09-23T12:50:05Z
dc.date.issued2008
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2193
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to comprehend the way the pedagogical practice of the Physical Education teachers is done in three different schools (the public – in charge of the city and the state - , and the private ones) in Caçapava do Sul - RS, through the perspective of developing reflexive-critical students. It was used the qualitative approach, with the information collected through semi-structered interviews, and interpreted according to the content analysis. The participants were three Physical Education teachers and twelve students from this subject in the final years of primary school in three public schools from Caçapava do Sul. Through the investigation it was possible to notice that the teachers and the students that allowed this analisys neither develop nor comprehend with clarity the meaning and the objectives of the reflexive-critical learning. In face of this situation, it is evident the importance of these teachers to search for participation in discussions and reflexions about the field of Physical Education in schools, which could point out for new perspectives for the formation proccesses.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectFormação crítico-reflexivapor
dc.titleO professor de Educação Física Escolar e a formação de alunos crítico-reflexivos: realidade, possibilidade ou utopiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi compreender como é realizada a prática pedagógica dos professores de Educação Física em três escolas de diferentes redes de ensino (municipal, estadual e particular), do município de Caçapava do Sul - RS na perspectiva de formar alunos crítico-reflexivos. A abordagem utilizada foi a qualitativa com as informações coletadas através de entrevistas semi-estruturadas e interpretadas pela análise de conteúdo. Os participantes foram três professores de Educação Física e doze alunos desta disciplina das Séries Finais do Ensino Fundamental, sendo um professor e quatro alunos de cada escola da rede de ensino. Através dessa investigação foi possível perceber que os professores e os alunos que subsidiaram esta análise não desenvolvem, nem compreendem com clareza o significado e os objetivos do ensino crítico-reflexivo. Diante disso, evidencia-se a importância desses professores buscarem participar de discussões e reflexões no campo da Educação Física Escolar que abordem novas perspectivas para os processos de formação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples