Centros de documentação e memória empresarial
Resumo
Este trabalho mostra de forma geral como é realizada organização
documental nos centros de documentação e memória de empresas privadas,
localizadas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, além de apresentar o
histórico, conceitos, finalidades, atividades, produtos gerados, etapas do
tratamento técnico para os acervos mistos, infraestrutura dos centros, estado
de conservação dos documentos, condições de acesso e formas de
divulgação dos acervos, caracterizando-se como um estudo de multicasos.
Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas visitas a centros de
documentação e memória de três grupos empresariais de grande porte do ramo
industrial brasileiro, onde através de observações foi possível conhecer a
realidade dos acervos históricos empresariais, o estado de preservação dos
documentos e as condições de acesso, isto é, se estão aberto ao público externo
ou não. Concluímos que os centros de documentação e memória contem
documentação de três áreas específicas, como arquivos, bibliotecas e museus,
agregando assim em seus acervos os documentos históricos, possuindo também
a função de arquivo permanente das empresas. Por este motivo à organização
documental dos acervos devem seguir as regras científicas da arquivística,
biblioteconomia e museologia para que estes centros cumpram com sua função
de agente disseminador da informação. Contatou-se também, que a formação
destes acervos é bem diversificada composta por documentos de suportes e
formatos variados, necessitando assim de tratamento técnico específico e
cuidados diferenciados para a preservação destes acervos. Outra questão a ser
salientada na pesquisa é sobre a difusão da informação através das ferramentas
da informática, prática realizada pelos três centros pesquisados o que mostra que
os centros estão utilizando as novas tecnologias da informação para aproximar-se
de seus públicos. O Trabalho está dividido em quatro partes, sendo a primeira
introdutória, a qual tem um breve conteúdo com o tema estudado, o problema, os
objetivos e a justificativa da pesquisa. Na segunda parte é apresentado o
referencial utilizado, a terceira parte trata metodologia adotada para o
desenvolvimento da pesquisa e na quarta parte são apresentadas as
considerações finais da pesquisa, a qual expõe o que foi descoberto com o estudo
realizado.
Coleções
- Gestão em Arquivos - EaD [245]