Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLibrelotto, Giovani Rubert
dc.creatorIop, Maria Cristina Rigão
dc.date.accessioned2016-09-23T15:13:36Z
dc.date.available2016-09-23T15:13:36Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2199
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe elementary City School Padre Nóbrega received computers from ProInfo, all with operating system Linux 3.0. However, the teachers did not know how to work with this system, and, besides, others were not very familiarized with it although all demonstrated interest in learning. A previous survey of the teachers’ real knowledge was done, and, with the objective of familiarizing, motivating and preparing for meaningful use of computational resources, continuing studying was proposed mak-ing it possible to have digital inclusion in the group of teachers. Therefore, the teachers started changing their pedagogical practice working in it the use of comput-er and its resources, changing thus the process of teaching-learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectDocentespor
dc.titleInclusão digital dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega - Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega recebeu os computado-res do ProInfo, todos com sistema operacional Linux 3.0. Porém, os docentes não conheciam este sistema e, além disso, alguns não tinham afinidade com esta mídia, embora todos demonstrassem interesse em aprender. Foi realizado um levantamento prévio do real conhecimento dos professores, com o objetivo de familiarizar, moti-var e prepará-los para a utilização significativa dos recursos computacionais. A par-tir disto, foi proposta a realização de uma formação continuada viabilizando a inclu-são digital do corpo docente. Assim, os professores começaram a mudar sua prática pedagógica inserindo nela o uso do computador e seus recursos, modificando assim o processo de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples