dc.contributor.advisor | Librelotto, Giovani Rubert | |
dc.creator | Iop, Maria Cristina Rigão | |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:13:36Z | |
dc.date.available | 2016-09-23T15:13:36Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2199 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The elementary City School Padre Nóbrega received computers from ProInfo, all with operating system Linux 3.0. However, the teachers did not know how to work with this system, and, besides, others were not very familiarized with it although all demonstrated interest in learning. A previous survey of the teachers’ real knowledge was done, and, with the objective of familiarizing, motivating and preparing for meaningful use of computational resources, continuing studying was proposed mak-ing it possible to have digital inclusion in the group of teachers. Therefore, the teachers started changing their pedagogical practice working in it the use of comput-er and its resources, changing thus the process of teaching-learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.title | Inclusão digital dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega - Santa Maria - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega recebeu os computado-res do ProInfo, todos com sistema operacional Linux 3.0. Porém, os docentes não conheciam este sistema e, além disso, alguns não tinham afinidade com esta mídia, embora todos demonstrassem interesse em aprender. Foi realizado um levantamento prévio do real conhecimento dos professores, com o objetivo de familiarizar, moti-var e prepará-los para a utilização significativa dos recursos computacionais. A par-tir disto, foi proposta a realização de uma formação continuada viabilizando a inclu-são digital do corpo docente. Assim, os professores começaram a mudar sua prática pedagógica inserindo nela o uso do computador e seus recursos, modificando assim o processo de ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |