dc.contributor.advisor | Koff, Lucia Bernadete Fleig | |
dc.creator | Matter, Fabiana Alfing | |
dc.date.accessioned | 2016-09-26T14:26:14Z | |
dc.date.available | 2016-09-26T14:26:14Z | |
dc.date.issued | 2012-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2204 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015 | por |
dc.description.abstract | This article aims to investigate the actions of the School Counselor, in the school environment, in the perspective of a democratic educational administration. This professional was always related to everyday occurrences, since everything that happens at school or in the family, reflected in learning or behavior of students. Throughout the history of educational guidance, many areas influenced their practices. This, on the other hand, is characterized by a comprehensive work on the pedagogical dimension, possessing mediator character, together with the other school segments. The professional school counselor in public schools is part of the pedagogical team. But in municipally public, does not have this performance. This study aimed to make a critical reflection of the educational reality and possible contributions of this professional. The research was conducted in an exploratory way, qualitative, case study and multiple theoretical referentials. Structured questionnaires were applied to the school community: school counselor, teachers, parents and students. And from the data analyzed, it is concluded that the counselor should participate in the planning and characterization of the school and community. Currently this professional works to intermediate school conflicts and help teachers treat with students that have learning disabilities. However, it was evidenced although the contribution of the counselor becomes important because it is a mediator professional who advises, assists and coordinates the action of the significant elements of the school, promoting true integration towards a democratic management in school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Orientador educacional | por |
dc.subject | Gestão escolar democrática | por |
dc.subject | Equipe pedagógica | por |
dc.title | A gestão democrática e a orientação educacional no contexto escolar | por |
dc.title.alternative | The democratic management and educational guidance in the school content | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia visa investigar as ações do Orientador Educacional, no espaço escolar, na perspectiva de uma gestão educacional democrática. Este profissional sempre esteve relacionado às ocorrências do cotidiano, já que tudo o que acontece na escola ou na família, reflete na aprendizagem ou no comportamento dos alunos. No decorrer da história da orientação educacional, muitas áreas influenciaram suas práticas. Esta, por sua vez, caracteriza-se por um trabalho abrangente, na dimensão pedagógica, possuindo caráter mediador, junto aos demais segmentos da escola. O profissional orientador educacional na rede pública estadual faz parte da equipe pedagógica. Porém, na rede pública de ensino municipal, ainda não tem essa atuação. Este trabalho buscou realizar uma reflexão crítica da realidade educacional e possíveis contribuições deste profissional. A pesquisa foi realizada de forma exploratória, qualitativa, estudo de caso e com múltiplos referenciais teóricos. Foram aplicados questionários estruturados para a comunidade escolar: orientador educacional, professores, pais e alunos. E, a partir dos dados analisados, concluiu-se que o orientador educacional deve participar do planejamento e da caracterização da escola e da comunidade. Atualmente este profissional trabalha para intermediar conflitos escolares e ajudar os professores a lidar com alunos com dificuldade de aprendizagem. Contudo, evidenciou-se ainda que a contribuição do orientador educacional vem a ser importante, pois é um profissional mediador, que orienta, assiste e coordena a ação dos elementos significativos da escola, promovendo a verdadeira integração, em prol de uma gestão democrática na escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |