dc.contributor.advisor | Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise | |
dc.creator | Jungton, Anderson | |
dc.date.accessioned | 2016-10-04T13:36:26Z | |
dc.date.available | 2016-10-04T13:36:26Z | |
dc.date.issued | 2007-12 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2216 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | By this work asked to verify if the deaf children portake the phyisical education in
their respective schools, sulking identify the actions that bruild up a facilities for these
children’s achieves or no, for the process of apprenticeship of students with
deafness, having as specific aim to evidence what level of equilibrium are the eaf
students according Gallahue and Oznun, to check if the students enter into full form
of the lesons of Phisical Education. Beleeving that is very important to arogue about
this issua nowdoys, in that this is more one challenge to the contexto f the school and
for the proffitionals that work with fit Physical Education, for this give the motive the
accomplisement of this research. This work hás been developed through a qualitative
fieldwork, by a delineation detailed supported in a model of case study, been the
collection of information to achieve through a questtionaire of three questions and
two escams of body movements, answered and done by the student with help of the
com’s teacher. The answers was compared and analigsed with the literature about
the issue. Concluded thr testo f static equilibrium the mean of the students is in the
elementary tour and for dinamic equilibrium the mean of tour is initial. About the
questionnaire the students have physical education, but there is no aoljustment for
their condition. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Equilíbrio | por |
dc.title | A Educação Física e a surdez | por |
dc.title.alternative | Physical Education and deafness | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | Com esse trabalho procurou-se verificar se as crianças surdas participam das aulas
de Educação Física em suas respectivas escolas, visando identificar as ações que
constituem um dispositivo facilitador, ou não, para o processo de aprendizagem dos
educandos com Surdez, tendo como objetivos específicos constatar em que nível de
equilíbrio as alunas surdas encontram-se segundo Gallahue e Ozmun, verificar se as
alunas participam forma integral das aulas de Educação física. Acreditando-se que
se faz importante discutir tais questões na atualidade, uma vez que este é mais um
desafio para o contexto escolar e para os profissionais que trabalham com Educação
Física Adaptada, é que se motiva a realização desta pesquisa. O trabalho foi
desenvolvido através de uma pesquisa de campo qualitativa, com delineamento
descritivo apoiado no modelo de estudo de casos, sendo a coleta de dados realizada
através de um questionário composto por três questões fechadas, e dois testes
motores, os mesmos respondidos e realizados pelas alunas com auxilio da
professora do Centro de Atendimentos Múltiplos, sendo as respostas alcançadas,
comparadas e analisadas perante a literatura sobre o tema. Chegou-se a conclusão
que para o teste de equilíbrio estático a média das alunas encontram-se no estágio
elementar e para o de equilíbrio dinâmico a média do estágio é o inicial. Em relação
ao questionário elas participam das aulas de Educação Física, porém não realizam
nenhuma atividade física voltada para alunos com surdez. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |