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dc.creatorFernandes, Arion
dc.date.accessioned2021-09-09T11:05:25Z
dc.date.available2021-09-09T11:05:25Z
dc.date.issued2019-04-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22177
dc.description.abstractThis dissertation starts from the question of how the territorializations and reterritorializations of the advertising from the actions observed in the public space, aiming to analyze the formal advertising deterritorializations from the tactical actions that occur in the public space. For this, it starts from the discussion of the theoretical axes and its intersection: the daily, the city and the advertising. The daily is understood from the crowd productive action, aligning the concepts of Michel de Certeau (1994) and Hardt & Negri (2014). The city is proposed as a media, elaborated based on the possibilites of interaction and plural access, supported by Eliséo Verón (1997), and from the vision of the city as communicational flows of Massimo Di Felice (2009). In the third theoretical element, the advertising is discussed based on the concepts of extramedia of Dominique Quessada (2003) and publicization of Vander Casaqui (2011), dealing with the transformation movements and new practices on the advertising field. The study has the cartography as a methodological course, being developed from the rhizomatic perspective and the procedures applied according to the varieties of cartographic attention of Virgínia Kastrup (2007). Based on the collected data, the rhizome of advertising overflows is designed. Starting from this stratified map, the study has as result the rhizome of the reterritorialities of advertising, built from four plateaus: the city as a brand performance space; the daily as an environment of references and causes for the advertising; the advertising with the new kinds of delivery, non-defined shapes and socially responsible actions; and new practices characterized by opened creation, multidisciplinarity and jobs for projects. The perspective of these four plateaus gives origin to the publi-city concept: actuation proposal more responsible and engaged to the urban environment and to the society.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectCidade mídiapor
dc.subjectCotidianopor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectNovas práticas publicitáriaspor
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectMedia cityeng
dc.subjectDailyeng
dc.subjectCartographyeng
dc.subjectNew advertising practiceseng
dc.titleCartografia da publi-cidade: uma narrativa rizomática da cidade como mídiapor
dc.title.alternativeCartography of publi-city: a rizhomatic narrative of the city as a mediaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação parte da questão de como ocorrem e se articulam as desterritorializações e reterritorializações da publicidade a partir das produções observadas no espaço público, tendo como objetivo analisar as desterritorializações da publicidade formal a partir das ações táticas que ocorrem no espaço público. Para isso, parte da discussão de três eixos teóricos e a intersecção deles: o cotidiano, a cidade e a publicidade. O cotidiano é compreendido a partir da ação produtiva da multidão, alinhando os conceitos de Michel de Certeau (1994) e Hardt e Negri (2014). A cidade é proposta como uma mídia, elaborada com base nas possibilidades de interação e acesso plural, amparada em Eliséo Verón (1997), e pela visão da cidade como fluxos de comunicação de Massimo Di Felice (2009). No terceiro elemento teórico, a publicidade é discutida acionando os conceitos de extramídia de Dominique Quessada (2003) e de publicização de Vander Casaqui (2011), tratando dos movimentos de transformação e novas práticas no campo publicitário. O estudo tem a cartografia como percurso metodológico, sendo desenvolvido a partir da perspectiva rizomática e os procedimentos aplicados de acordo com as variedades da atenção cartográfica de Virgínia Kastrup (2007). Com base nos dados coletados, é desenhado o rizoma dos transbordamentos da publicidade. Partindo desse mapa estratificado, o estudo tem como resultado o rizoma das reterritorialidades da publicidade, construído a partir de quatro platôs: a cidade como um espaço de atuação de marcas; o cotidiano como ambiente de referências e causas para o trabalho publicitário; a publicidade com os novos tipos de entrega, formatos não definidos e atuação socialmente responsável; e novas práticas caracterizadas por criação aberta, multidisciplinaridade e trabalhos por projetos. A perspectiva desses quatro platôs dá origem ao conceito de publi-cidade: proposta de atuação publicitária mais responsável e engajada com o ambiente urbano e com a sociedade.por
dc.contributor.advisor1Petermann, Juliana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049669566284488por
dc.contributor.referee1Cougo , Laura Hastenpflug Wottrich
dc.contributor.referee2Rosário, Nísia Martins do
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7106883915578060por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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