dc.creator | Fernandes, Arion | |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T11:05:25Z | |
dc.date.available | 2021-09-09T11:05:25Z | |
dc.date.issued | 2019-04-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22177 | |
dc.description.abstract | This dissertation starts from the question of how the territorializations and reterritorializations
of the advertising from the actions observed in the public space, aiming to analyze the formal
advertising deterritorializations from the tactical actions that occur in the public space. For
this, it starts from the discussion of the theoretical axes and its intersection: the daily, the city
and the advertising. The daily is understood from the crowd productive action, aligning the
concepts of Michel de Certeau (1994) and Hardt & Negri (2014). The city is proposed as a
media, elaborated based on the possibilites of interaction and plural access, supported by Eliséo
Verón (1997), and from the vision of the city as communicational flows of Massimo Di Felice
(2009). In the third theoretical element, the advertising is discussed based on the concepts of
extramedia of Dominique Quessada (2003) and publicization of Vander Casaqui (2011),
dealing with the transformation movements and new practices on the advertising field. The
study has the cartography as a methodological course, being developed from the rhizomatic
perspective and the procedures applied according to the varieties of cartographic attention of
Virgínia Kastrup (2007). Based on the collected data, the rhizome of advertising overflows is
designed. Starting from this stratified map, the study has as result the rhizome of the
reterritorialities of advertising, built from four plateaus: the city as a brand performance space;
the daily as an environment of references and causes for the advertising; the advertising with
the new kinds of delivery, non-defined shapes and socially responsible actions; and new
practices characterized by opened creation, multidisciplinarity and jobs for projects. The
perspective of these four plateaus gives origin to the publi-city concept: actuation proposal more
responsible and engaged to the urban environment and to the society. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Publicidade | por |
dc.subject | Cidade mídia | por |
dc.subject | Cotidiano | por |
dc.subject | Cartografia | por |
dc.subject | Novas práticas publicitárias | por |
dc.subject | Advertising | eng |
dc.subject | Media city | eng |
dc.subject | Daily | eng |
dc.subject | Cartography | eng |
dc.subject | New advertising practices | eng |
dc.title | Cartografia da publi-cidade: uma narrativa rizomática da cidade como mídia | por |
dc.title.alternative | Cartography of publi-city: a rizhomatic narrative of the city as a media | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação parte da questão de como ocorrem e se articulam as desterritorializações e
reterritorializações da publicidade a partir das produções observadas no espaço público, tendo
como objetivo analisar as desterritorializações da publicidade formal a partir das ações táticas
que ocorrem no espaço público. Para isso, parte da discussão de três eixos teóricos e a
intersecção deles: o cotidiano, a cidade e a publicidade. O cotidiano é compreendido a partir da
ação produtiva da multidão, alinhando os conceitos de Michel de Certeau (1994) e Hardt e
Negri (2014). A cidade é proposta como uma mídia, elaborada com base nas possibilidades de
interação e acesso plural, amparada em Eliséo Verón (1997), e pela visão da cidade como fluxos
de comunicação de Massimo Di Felice (2009). No terceiro elemento teórico, a publicidade é
discutida acionando os conceitos de extramídia de Dominique Quessada (2003) e de
publicização de Vander Casaqui (2011), tratando dos movimentos de transformação e novas
práticas no campo publicitário. O estudo tem a cartografia como percurso metodológico, sendo
desenvolvido a partir da perspectiva rizomática e os procedimentos aplicados de acordo com as
variedades da atenção cartográfica de Virgínia Kastrup (2007). Com base nos dados coletados,
é desenhado o rizoma dos transbordamentos da publicidade. Partindo desse mapa estratificado,
o estudo tem como resultado o rizoma das reterritorialidades da publicidade, construído a partir
de quatro platôs: a cidade como um espaço de atuação de marcas; o cotidiano como ambiente
de referências e causas para o trabalho publicitário; a publicidade com os novos tipos de entrega,
formatos não definidos e atuação socialmente responsável; e novas práticas caracterizadas por
criação aberta, multidisciplinaridade e trabalhos por projetos. A perspectiva desses quatro
platôs dá origem ao conceito de publi-cidade: proposta de atuação publicitária mais responsável
e engajada com o ambiente urbano e com a sociedade. | por |
dc.contributor.advisor1 | Petermann, Juliana | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9049669566284488 | por |
dc.contributor.referee1 | Cougo , Laura Hastenpflug Wottrich | |
dc.contributor.referee2 | Rosário, Nísia Martins do | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7106883915578060 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |