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dc.contributor.advisorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorJacques, Eliane de Souza
dc.date.accessioned2016-10-05T12:28:30Z
dc.date.available2016-10-05T12:28:30Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2219
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work aims at proposing a reflexion on the power relationship which is established in Santa Catarina State’s Public School Network. Relationships which lead to the political indication of managers and consequently prevent the creation of openings for institutional participation. Along this process there are serious limitations that characterize the educational system and educational institutions’ management within the public state network. From a qualitative methodological approach, the investigation brings upon an analytic and critical viewpoint under the form of the choice of school managers which triggers a deeper understanding on the interfaces of the exercise of power in education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestorespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleGestão democrática: um estudo sobre a escolha dos gestores escolares na rede estadual de SCpor
dc.title.alternativeDemocratic management: a study about the choosing of school managers in Santa Catarina’s public state schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo propor uma reflexão sobre as relações de poder que se estabelecem na Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina (SC). Relações estas que levam à indicação política dos gestores e, consequentemente, impedem a criação de espaços de participação institucionais. Neste processo, há graves limitações que caracterizam a administração dos sistemas educacionais e das instituições escolares da Rede Estadual. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, a investigação empreende um olhar analítico e crítico sobre a forma de escolha dos gestores escolares e desencadeia uma compreensão mais profunda sobre as interfaces do exercício do poder na educação. Para isso, além de entrevistas com gestores e professores da Rede Estadual, realizamos a análise documental do artigo Democracia deve começar na escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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