dc.contributor.advisor | Gediel, Ana Luisa Borba | |
dc.creator | Jost, Sabine | |
dc.date.accessioned | 2016-10-05T14:42:12Z | |
dc.date.available | 2016-10-05T14:42:12Z | |
dc.date.issued | 2010-11-24 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2222 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This research had as objective the production of knowledge about the school
practices experienced by a deaf person belonging to the deaf community of Santa
Maria/RS, elucidating the path that this person went through, and the representations
about deaf education presented as well. To realize this research it was adopted the
Life History method, inserting in it a qualitative approach, of descriptive nature,
characterizing it as a case study. Regarding the results, it was showed that the deaf
person, during her educational trajectory, went through the paths of the Oralism, after
the ones of the Total Communication, until more recently, the proposals for Bilingual
Education. In the first two, through speeches that conceived and represented
deafness as a disability and the deaf person as a deficient person, the deaf person
surveyed declared having lived experiences of suffering and subordination. It was
only in this last educational proposal that she was able to perceive herself as
belonging to a community, a culture, constituting a deaf language and a deaf identity,
becoming, thus, constructor and narrator of her own history. Finally, it is relevant to
highlight the importance of choosing the Life History method for this research, since
that the use of this methodology allowed a moment of “listening” to the deaf person
surveyed who reported her way of seeing her own experiences of life, and especially
those related to their educational trajectory, which was crucial for a deep reflection,
apprehension and learning, both for the research participant as to the researcher. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Surda | por |
dc.subject | História de vida | por |
dc.subject | Trajetória escolar | por |
dc.subject | Representações | por |
dc.title | Histórias de vida: uma "escuta" às narrativas de uma surda sobre sua trajetória escolar | por |
dc.title.alternative | Life history: a “listening” to the narratives of a deaf person about her school pathway | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como propósito a produção de conhecimentos acerca das
práticas escolares vivenciadas por uma surda pertencente à comunidade de surdos
de Santa Maria/RS, elucidando o caminho percorrido pela mesma, bem como as
representações sobre educação de surdos apresentadas. Para a realização da
pesquisa foi adotado o método da História de Vida, a qual se inseriu numa
abordagem qualitativa, de cunho descritivo, caracterizando-se como um estudo de
caso. No tocante aos resultados, evidenciou-se que a surda percorreu em sua
trajetória educacional os caminhos do Oralismo, após os da Comunicação Total, até
chegar, mais recentemente, às propostas de Educação Bilíngüe. Nos dois primeiros,
através dos discursos que concebiam e representavam a surdez como uma
deficiência e o surdo como um sujeito deficiente, a surda pesquisada declarou ter
vivenciado experiências de sofrimento e de subordinação. Apenas nesta última
proposta educacional teve a possibilidade de se perceber como pertencente a uma
comunidade, a uma cultura, constituindo uma língua e uma identidade surda,
tornando-se, assim, construtora e narradora da sua própria história. Por fim, faz-se
relevante destacar a importância da escolha do método de História de Vida para
esta pesquisa, uma vez que o uso desta metodologia possibilitou um momento de
“escuta” à surda pesquisada para que relatasse seu modo de ver as suas próprias
experiências de vida e, principalmente, as relacionadas à sua trajetória educacional,
o que foi fundamental para uma profunda reflexão, apreensão e aprendizagem, tanto
para a participante da pesquisa quanto para a pesquisadora. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |