Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMatté, Volnei Antônio
dc.creatorJorgens, Duâni Nallem
dc.date.accessioned2016-10-05T14:52:53Z
dc.date.available2016-10-05T14:52:53Z
dc.date.issued2010-10-28
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2223
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article presents the application of CmapTools – conceptual map editor – related to the teaching of the Portuguese language. Is the theoretical basis of significant learning study of David Ausubel and transferred it to a proposal for an educational object based on the fragmentation of the sentence, by using a conceptual maps editor program Cmap Tools. This will demonstrate the importance of transformational generative grammar in this context of study relating it to a new possibility of education based on a resource available on the Internet at no charge, contributing to education through new technologies in the school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCmapTools (editor de mapa conceitual)por
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.titleO uso de mapas conceituais como processo de planejamento cognitivo para obtenção do conhecimento: regras de estruturas frasais da Língua Portuguesapor
dc.title.alternativeThe use of conceptual maps as cognitive process of planning for obtaining of knowledge: rules of structures of Portuguese Language phrasal verbseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polesine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta a aplicação do CmapTools – editor de mapa conceitual – relacionado ao ensino da Língua Portuguesa. Será base teórica de estudo a aprendizagem significativa de David Ausubel transpondo-a para uma proposta de um objeto educacional baseado na fragmentação da frase, com o uso de um programa editor de mapas conceituais Cmap Tools. Para isso, demonstrar-se-á a importância da gramática gerativa transformacional nesse contexto de estudo, relacionando-a com uma nova possibilidade de ensino baseado em um recurso disponível na internet de forma gratuita, contribuindo para o ensino, por meio de novas tecnologias no ambiente escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples