Fatores que influenciam nas dificuldades de aprendizagem de alunos do segundo ano do ensino fundamental
Resumen
Esta pesquisa investigou as principais causas da dificuldade de aprendizagem escolar dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer, de Santa Maria do Herval-RS. Os sujeitos da pesquisa, de cunho quantitativo, foram alunos da escola e os instrumentos utilizados, um questionário, observações e entrevistas. Nestes foram abordados os mais diversos aspectos que compõem a vida escolar, particular e social dos alunos. Foi realizada também uma análise com os médicos especialistas que acompanham esses alunos. A pesquisa evidenciou os seguintes aspectos: que os fatores sociais influenciam na dificuldade de aprendizagem, assim como os problemas de saúde, que são tanto de ordem cultural, como genéticos e esses fatores fazem com que os alunos precisem de auxílio de especialistas, como: psicopedagogos, psicólogos e, ainda, psiquiatras, isso para que os alunos possam voltar a ter um índice maior de aprendizagem. Grande parte desses alunos poderia ser poupada desse “problema” se os pais tivessem mais informações ou auxílio para ter uma família estruturada. A presente pesquisa foi importante, pois disponibiliza à comunidade escolar instrumentos que podem ajudar na elaboração de um plano de ações que possam minimizar as dificuldades de aprendizagem escolar.
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- Gestão Pública - EaD [341]