A atualidade da educação em direitos humanos para uma formação cidadã na educação profissional e tecnológica
Fecha
2021-03-31Primeiro membro da banca
Martins, Maria Teresa Henriques da Cunha
Segundo membro da banca
Auler, Décio
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa procura entender como se desenvolve, atualmente, uma Educação em Direitos Humanos no campo da Educação Profissional e Tecnológica no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM. A partir do objetivo geral, buscou-se mapear a atualidade dos debates em Direitos Humanos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), considerando a perspectiva da formação cidadã. A pesquisa buscou analisar como ocorre a formação cidadã, além de relacionar o debate contemporâneo em Direitos Humanos à proposta de uma educação humanizadora em prol da cidadania emancipadora. O estudo foi de caráter qualitativo, partindo das inquietações surgidas ao perceber os espaços que possibilitam discutir temas tão caros, tais como: a dignidade da pessoa humana, o respeito às liberdades e a promoção de valores. Estes últimos entendidos como solidariedade, justiça social, cultura de paz, democracia e desenvolvimento sustentável. A pesquisa ocorreu através da análise de documentos, aplicação de entrevistas a docentes do colégio CTISM e revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que o tema ainda merece espaço e debate no campo educacional e que o desafio de uma educação em Direitos Humanos ainda fica à margem dos debates no campo da pesquisa.
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