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dc.contributor.advisorPereira, Adriana Soares
dc.creatorJanke, Leonir Cleomar
dc.date.accessioned2016-10-06T14:10:30Z
dc.date.available2016-10-06T14:10:30Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2230
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present work brings the results of a research and analysis of dates, which had as objective identify the main contributions of the software application Avogadro in chemistry subject on high school, in the School of the State Tiradentes from Santo Ângelo –RS with the students of the first years of high school. The avogadro software was used to develop the content of chemical bonds, molecular geometry, polarity of molecules and water solubility of inorganic substances. This software enables the creation and visualization of 3D molecules. Of the four classes of first year of high school, two worked with the Avogadro software in the computer lab developing the content on chemistry subject about interatomic bonds, intermolecular bonds and physical properties of chemical substances. In the other two classes the content was developed in the classroom using only the resources of the textbook, green frame and dialogic lecture. After, was applied test for all students in four classes. The analysis of the results obtained by students in the assessment allows to conclude that the use of Avogadro's program as a support tool for the development of content produces satisfactory results. The use of this software provided a better understanding of the interactions that occur between atoms to form a substance and the interactions that occur between molecules of a substance or of different substances. The construction of mental models enables the learner a better understanding of the ways that atoms and molecules of substances interact.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSoftware Avogadropor
dc.subjectModelos mentaispor
dc.subjectGeometria molecularpor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.titleContribuições do software avogrado para a aprendizagem na disciplina de Química na Escola Tiradentes de Santo Ângelo - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa e análise dos dados que tiveram como objetivo, identificar as principais contribuições da aplicação do software Avogadro na disciplina de Química do Ensino Médio, na Escola da Rede Estadual Tiradentes de Santo Ângelo/RS com os alunos das turmas do Ensino Médio. O software Avogadro foi utilizado para o desenvolvimento do conteúdo sobre ligações químicas, geometria molecular, polaridade das moléculas e solubilidade em água das substâncias inorgânicas. Esse software possibilita a criação e a visualização de moléculas em 3D. Das quatro turmas de primeiros Anos, duas trabalharam com o software Avogadro no laboratório de informática desenvolvendo o conteúdo na disciplina de Química sobre ligações interatômicas, ligações intermoleculares e propriedades físico-químicas das substâncias. Nas outras duas turmas o conteúdo foi desenvolvido em sala de aula usando apenas os recursos do livro didático, quando-verde e aula expositiva dialogada. Após foi aplicada uma avaliação idêntica para os alunos das quatro turmas. A análise dos resultados obtidos pelos alunos na avaliação possibilita concluir que o uso do programa Avogadro como ferramenta de apoio para o desenvolvimento do conteúdo produz resultados satisfatórios. O uso deste software proporcionou um melhor entendimento das interações que ocorrem entre os átomos para formar uma substância e as interações que ocorrem entre as moléculas de uma mesma substância ou de substâncias diferentes. A construção de modelos mentais possibilita ao educando uma melhor compreensão das formas como os átomos e as moléculas das substâncias interagem entre si.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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