A educação ambiental através da arte: o resgate de valores no Colégio Municipal Theophilo Sauer - Taquara/RS
Abstract
Nesta monografia promoveu-se um projeto interdisciplinar entre a arte-educação e a educação ambiental com as cinco turmas de sétimas séries do Colégio Municipal Theóphilo Sauer, em Taquara, RS. Pode ser caracterizado como uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico onde se buscou, através de atividades de reflexão sobre a arte educação e a educação ambiental, despertar e expandir o olhar e as potencialidades criadoras dos educandos, através de atividades artísticas, usando recursos das artes plásticas, música e ou poesia que possibilitem o resgate dos valores e respeito ao meio ambiente. Para isso, foram realizadas atividades como: interpretação de textos sobre arte, meio ambiente, arte contemporânea, esculturas; aulas orais onde eram discutidos os temas que apareciam no dia-a-dia deles, em casa, na televisão, etc.; estudo dirigido como a leitura do livro “Frans Krajcberg: arte e meio ambiente” de Roseli Ventrella e Silvia Bortolozzo (2006), criação de cartazes baseado na leitura do livro, apresentações em grupo; exercícios individuais e em grupos; dinâmicas, pesquisa em material bibliográfico e internet; análise de vídeos sobre arte e meio ambiente “O protesto de Frans Krajcberg”, “Ao lado de Krajcberg”, “O grito de Krajcberg” e a “Arte do lixo”, observações e análises da atual situação dos espaços da escola e do bairro, buscando sensibilizar e ampliar o conhecimento dos alunos envolvidos. Além disto, realizaram-se trabalhos envolvendo as artes plásticas como a fotografia e a escultura, com base referenciada nos trabalhos de Frans Krajcberg, buscando desta forma alcançar os objetivos que foram propostos pela pesquisa. A arte tem este dom de causar impacto, pois ela provoca a cada instante, proporcionando, acima de tudo, o questionamento. Observando os resultados obtidos pelas diferentes turmas foi possível perceber o quanto foi significativo para estes educandos o desenvolvimento deste projeto, visto que se tornaram criadores, desenvolveram a autonomia de querer se fazer questionar. Pois neste momento compreendem que a arte não é para ser só feia e nem para ser só bonita. Ela serve para que possam explorar o lado criativo fazendo-se questionar e questionando alguma coisa. Ela existe para fazer refletir, fazer pensar.
Collections
- Educação Ambiental - EaD [323]