Uma análise do tratamento dado à trigonometria em livros didáticos do ensino médio publicados no Brasil em diferentes décadas do século XX
Visualizar/ Abrir
Data
2015-11-30Primeiro membro da banca
Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de
Segundo membro da banca
Fajardo, Ricardo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a abordagem da trigonometria em alguns
livros didáticos utilizados em nível de Ensino Médio no Brasil, publicados em diferentes
momentos históricos desde o início do século XX até a década de 1970, para verificar em
que medida as orientações das tendências do ensino da Matemática são evidentes nos
livros analisados. O livro didático pode ser visto, portanto, como uma fonte de pesquisa para
a história do ensino de Matemática, já que pode refletir as tendências pedagógicas
predominantes no contexto sócio-histórico em que foi publicado. Para isso, ele será
considerado, neste trabalho, como uma forma simbólica, sendo passível, portanto, de ser
analisado segundo o referencial metodológico da hermenêutica de profundidade. Tal análise
consiste em três dimensões: uma análise do contexto sócio-histórico em que o livro foi
produzido; uma análise da estrutura interna da forma simbólica; e uma (re)interpretação
obtida como uma síntese das duas dimensões anteriores.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: