Proposição de uma UEPS para o ensino de FMC: uma forma alternativa a desafios enfrentados por professores de física ao trabalhar com o tema em escolas estaduais de Uruguaiana-RS

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Date
2020-12-18Primeiro membro da banca
Garcia, Isabel Krey
Segundo membro da banca
Guidotti, Charles dos Santos
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No presente trabalho propomos e discutimos a possibilidade de ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC), a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com o objetivo de auxiliar professores de Física das escolas estaduais de Ensino Médio de Uruguaiana-RS a superar algumas das dificuldades e desafios enfrentados por eles ao trabalhar com essa temática em sala de aula. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa com enfoque na análise do conteúdo e é fundamentada teoricamente a partir do referencial da Aprendizagem Significativa e referenciais específicos relacionados ao ensino de FMC no nível médio. A compreensão deste trabalho é dada a partir de três etapas: revisão da literatura, feita em alguns periódicos e eventos de Ensino de Física e/ou Ciências, a elaboração e aplicação de um questionário de pesquisa aos professores de Física do município, e a proposição da UEPS. A etapa de revisão da literatura teve por objetivo trazer elementos para subsidiar o processo de elaboração do questionário, instrumento utilizado para a coleta dos dados dessa pesquisa. A partir disso, esse instrumento foi aplicado aos professores, possibilitando mapear as dificuldades e desafios por eles apresentados, bem como seus temas de interesse. A partir do cruzamento com os resultados obtidos durante a revisão da literatura, foi estruturada uma proposta de UEPS a partir do tema: Radioatividade, tema de maior interesse por parte dos professores investigados. Esse recurso didático reúne características com potencial para auxiliar os professores com a abordagem dessa temática em sala de aula, uma vez que apresenta uma sequência de passos interdependentes, interativos e diversificados do ponto de vista metodológico, além de ser pensado visando atender as demandas específicas dos professores participantes desta pesquisa, principalmente no que diz respeito a: falta de recursos didáticos para trabalhar com tópicos de FMC, deficiência em sua formação inicial e dificuldade em relacionar esses tópicos com o dia-a-dia dos estudantes. A asserção de valor dessa pesquisa está ancorada ao fato dela ser pensada e estruturada junto ao contexto local de onde a mesma foi desenvolvida, o que lhe confere um caráter de ineditismo e aponta como uma alternativa possível para o ensino de FMC.
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