Mostrar registro simples

dc.creatorGoulart, Guilherme Salgueiro
dc.date.accessioned2021-10-19T20:05:34Z
dc.date.available2021-10-19T20:05:34Z
dc.date.issued2020-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22474
dc.description.abstractIn this study, we propose and discuss the possibility of teaching Modern and Contemporary Physics (MCP) through a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), developed with the objective of aiding Physics teachers at state-level high schools in Uruguaiana, Rio Grande do Sul State, to overcome some of the difficulties and challenges they face in working with this subject matter in the classroom. This research is qualitative in nature with a focus on content analysis. It is theoretically grounded in the Meaningful Learning framework and in specific frames that regard MCP teaching at the high school level. This study contains three phases: a literature review, comprising journals and Teaching Physics and/or Science events; the elaboration of a research questionnaire and its administration to Physics teachers in the municipality; and the proposal of a PMTU. The objective of the literature review was to bring elements to support the elaboration of the questionnaire, the instrument chosen for collecting data for this research. Once the questionnaire had been administered, it was possible to map the difficulties and challenges brought by the teachers, as well as the themes of interest. Having cross-referenced the results from the questionnaire with those from the literature review, a PMTU proposal was structured for Radioactivity, the theme that presented the highest interest among the participating teachers. This didactic resource brings together elements that carry the potential for aiding teachers in working out this theme in the classroom. It presents a sequence of steps that are interdependent, interactive, and diversified from a methodological vantage point. Moreover, it was elaborated to attend to specific demands of the teachers who participated in this research, especially regarding: a lack of didactic resources for teaching topics in MCP; a deficiency in their initial training; and how to relate these topics to the day-to-day of the students. The value behind this study is anchored in the fact that it was thought out and structured in the local context of the research, which gives it originality and highlights a possible alternative for the teaching of MCP.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectUnidade de ensino potencialmente significativapor
dc.subjectEnsino de física moderna e contemporâneapor
dc.subjectRadioatividadepor
dc.subjectDificuldades e desafiospor
dc.subjectProfessores de físicapor
dc.subjectPotentially Meaningful Teaching Units (PMTU)eng
dc.subjectModern and contemporary physics teachingeng
dc.subjectRadioactivityeng
dc.subjectDifficulties and challengeseng
dc.subjectPhysics teacherseng
dc.titleProposição de uma UEPS para o ensino de FMC: uma forma alternativa a desafios enfrentados por professores de física ao trabalhar com o tema em escolas estaduais de Uruguaiana-RSpor
dc.title.alternativeA PMTU proposal for teaching MCP: an alternative for the challenges that physics teachers face in state schools in Uruguaiana, RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo presente trabalho propomos e discutimos a possibilidade de ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC), a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com o objetivo de auxiliar professores de Física das escolas estaduais de Ensino Médio de Uruguaiana-RS a superar algumas das dificuldades e desafios enfrentados por eles ao trabalhar com essa temática em sala de aula. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa com enfoque na análise do conteúdo e é fundamentada teoricamente a partir do referencial da Aprendizagem Significativa e referenciais específicos relacionados ao ensino de FMC no nível médio. A compreensão deste trabalho é dada a partir de três etapas: revisão da literatura, feita em alguns periódicos e eventos de Ensino de Física e/ou Ciências, a elaboração e aplicação de um questionário de pesquisa aos professores de Física do município, e a proposição da UEPS. A etapa de revisão da literatura teve por objetivo trazer elementos para subsidiar o processo de elaboração do questionário, instrumento utilizado para a coleta dos dados dessa pesquisa. A partir disso, esse instrumento foi aplicado aos professores, possibilitando mapear as dificuldades e desafios por eles apresentados, bem como seus temas de interesse. A partir do cruzamento com os resultados obtidos durante a revisão da literatura, foi estruturada uma proposta de UEPS a partir do tema: Radioatividade, tema de maior interesse por parte dos professores investigados. Esse recurso didático reúne características com potencial para auxiliar os professores com a abordagem dessa temática em sala de aula, uma vez que apresenta uma sequência de passos interdependentes, interativos e diversificados do ponto de vista metodológico, além de ser pensado visando atender as demandas específicas dos professores participantes desta pesquisa, principalmente no que diz respeito a: falta de recursos didáticos para trabalhar com tópicos de FMC, deficiência em sua formação inicial e dificuldade em relacionar esses tópicos com o dia-a-dia dos estudantes. A asserção de valor dessa pesquisa está ancorada ao fato dela ser pensada e estruturada junto ao contexto local de onde a mesma foi desenvolvida, o que lhe confere um caráter de ineditismo e aponta como uma alternativa possível para o ensino de FMC.por
dc.contributor.advisor1Leonel, André Ary
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6703447252635796por
dc.contributor.referee1Garcia, Isabel Krey
dc.contributor.referee2Guidotti, Charles dos Santos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333494574174184por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International