Educação escolar quilombola: a matemática presente em materiais publicados no site do Ministério da Educação
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Data
2020-12-11Primeiro membro da banca
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Segundo membro da banca
Khidir, Kaled Sulaiman
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar se e como o conteúdo matemático é abordado nos materiais publicados no site do Ministério da Educação, disponíveis na plataforma da modalidade educativa Educação Escolar Quilombola (EEQ). Assim, com o propósito de conhecer mais sobre o tema, realizamos mapeamentos em dois locais distintos: no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no Google Acadêmico. Os trabalhos encontrados foram categorizados e apenas aqueles que se enquadravam nas categorias analíticas de materiais direcionados à EEQ e Matemática voltada para a EEQ foram selecionados para uma leitura minuciosa. Isso porque esses materiais apresentavam maiores aproximações e contribuições para o desenvolvimento dessa dissertação. Também concretizamos uma pesquisa em documentos oficiais e obras autorais que abordassem questões históricas. Dessa maneira, constituímos um breve panorama histórico sobre a educação ofertada para a população afro-brasileira e, em específico, para a quilombola, até chegarmos ao contexto atual. Em relação aos aportes teóricos utilizados, estes estão diretamente relacionados à educação em contextos diferenciados, mais especificamente o ensino e aprendizagem de Matemática em comunidades quilombolas. Ademais, utilizamos conceitos que exploram os materiais didáticos e de apoio pedagógico direcionados à modalidade educativa de EEQ. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo definida como bibliográfica, conforme seus procedimentos. Esse estudo traz a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) como método para a análise de dados. As categorias para análise dos dados obtidos nos materiais publicados no site do MEC selecionados foram estabelecidas considerando as temáticas as quais o conteúdo matemático está relacionado. São elas: Esporte/Jogos/Brincadeiras; Formação de Professores; Arte; Festas/Religião; Produção/Armazenamento/Coleta/Comercialização de alimentos; Problemas Ambientais; Mulheres; Circularidade; Saúde; Características da população; Educação; Mercado de trabalho; História e Organização Quilombola. Após a realização das análises dos materiais e das discussões referentes a essas, tecemos considerações relativas ao desenvolvimento da dissertação como um todo abordamos problemáticas específicas, relativas às análises. Sobre elas, os pontos que consideramos mais relevantes de serem destacados foram a ênfase dada, nos materiais, às contribuições da população africana e afro-brasileira para a constituição da sociedade brasileira e o fato de a Matemática apresentada na maior parte do corpus estar diretamente relacionada a aspectos culturais das comunidades.
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