Educação escolar quilombola: a matemática presente em materiais publicados no site do Ministério da Educação
Fecha
2020-12-11Primeiro membro da banca
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Segundo membro da banca
Khidir, Kaled Sulaiman
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar se e como o conteúdo matemático é abordado nos materiais publicados no site do Ministério da Educação, disponíveis na plataforma da modalidade educativa Educação Escolar Quilombola (EEQ). Assim, com o propósito de conhecer mais sobre o tema, realizamos mapeamentos em dois locais distintos: no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no Google Acadêmico. Os trabalhos encontrados foram categorizados e apenas aqueles que se enquadravam nas categorias analíticas de materiais direcionados à EEQ e Matemática voltada para a EEQ foram selecionados para uma leitura minuciosa. Isso porque esses materiais apresentavam maiores aproximações e contribuições para o desenvolvimento dessa dissertação. Também concretizamos uma pesquisa em documentos oficiais e obras autorais que abordassem questões históricas. Dessa maneira, constituímos um breve panorama histórico sobre a educação ofertada para a população afro-brasileira e, em específico, para a quilombola, até chegarmos ao contexto atual. Em relação aos aportes teóricos utilizados, estes estão diretamente relacionados à educação em contextos diferenciados, mais especificamente o ensino e aprendizagem de Matemática em comunidades quilombolas. Ademais, utilizamos conceitos que exploram os materiais didáticos e de apoio pedagógico direcionados à modalidade educativa de EEQ. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo definida como bibliográfica, conforme seus procedimentos. Esse estudo traz a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) como método para a análise de dados. As categorias para análise dos dados obtidos nos materiais publicados no site do MEC selecionados foram estabelecidas considerando as temáticas as quais o conteúdo matemático está relacionado. São elas: Esporte/Jogos/Brincadeiras; Formação de Professores; Arte; Festas/Religião; Produção/Armazenamento/Coleta/Comercialização de alimentos; Problemas Ambientais; Mulheres; Circularidade; Saúde; Características da população; Educação; Mercado de trabalho; História e Organização Quilombola. Após a realização das análises dos materiais e das discussões referentes a essas, tecemos considerações relativas ao desenvolvimento da dissertação como um todo abordamos problemáticas específicas, relativas às análises. Sobre elas, os pontos que consideramos mais relevantes de serem destacados foram a ênfase dada, nos materiais, às contribuições da população africana e afro-brasileira para a constituição da sociedade brasileira e o fato de a Matemática apresentada na maior parte do corpus estar diretamente relacionada a aspectos culturais das comunidades.
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