O ensino de ciências na educação infantil: as percepções dos docentes frente ao ensino de ciências e suas possíveis implicações na formação dos estudantes
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Data
2020-02-28Primeiro membro da banca
Coutinho, Renato Xavier
Segundo membro da banca
Lanes, Karoline Goulart
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Entender os pressupostos relacionados ao desenvolvimento do pensamento científico
na formação dos indivíduos é uma prerrogativa fundamental para compreensão dos
processos educacionais subsequentes. Dessa forma, voltamos nosso olhar para a
Educação Infantil e ao Ensino de Ciências, onde o desenvolvimento cognitivo das
crianças se apresenta como um grande potencial para sua formação integral,
contribuindo assim, na sua constituição ao longo da trajetória escolar e pessoal. Nesse
sentido, esta pesquisa teve a finalidade de avaliar as percepções e as formas de
abordagem das docentes frente ao Ensino de Ciências e suas possíveis implicações
na formação dos estudantes, bem como, verificar as percepções das crianças sobre
Ciências e Cientista representado através da expressão oral e da representação
escrita (desenho). A presente pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, de
caráter qualitativo, onde se investigou os referidos processos em uma escola de
Educação Infantil. Esta escola pertence ao município de Uruguaiana, RS, e atende
crianças de diferentes localidades da cidade. Como resultados verificou-se a
desatualização do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, o qual não caracteriza
como ela realmente é, e a necessidade de reformulação deste documento norteador;
constatou-se que as percepções das docentes colaboradoras são fragmentadas e
necessitam de saberes mais aprofundado sobre o que é ciências (concepções
epistemológicas); notou-se que as percepções das crianças colaboradoras são
variadas, as vezes, confundem cientistas com outras profissões, possuem
concepções estereotipadas de cientistas e não sabem expressar o que é ciências.
Desta forma, a pesquisa indica que as concepções das professoras podem implicar
na formação do estudante, visto que se o docente tem concepções fragmentas,
estereotipadas ou nenhuma atividade que demonstre essas concepções, mesmo que
implícitas, elas acabam influenciando na formação de seus alunos. Outro fato
relevante é a necessidade de formação continuada voltada ao ensino de ciências para
o corpo docente, pois se faz imprescindível para qualificar o trabalho que já vem sendo
desenvolvido em sala de aula.
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