dc.creator | Ximendes, Fernanda do Amaral | |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T17:36:36Z | |
dc.date.available | 2021-10-22T17:36:36Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22509 | |
dc.description.abstract | Understanding the assumptions related to the development of scientific thinking in the
formation of individuals is a fundamental prerogative for understanding subsequent
educational processes. In this way, we turn our attention to Early Childhood Education
and Science Teaching, where the cognitive development of children presents itself as
a great potential for their integral education, thus contributing to their constitution
throughout the school and personal trajectory. In this sense, this research had the
purpose of evaluating the perceptions and the ways of approach of the professors
towards Science Teaching and its possible implications in the formation of the
students, as well as, verifying the children's perceptions about Sciences and Scientist
represented through the oral expression and written representation (drawing). The
present research is characterized as a case study, of qualitative character, where the
referred processes were investigated in an early childhood school. This school belongs
to the municipality of Uruguaiana, RS, and serves children from different locations in
the city. As a result, it was verified that the school's Political Pedagogical Project (PPP)
is outdated, which does not characterize what it really is, and the need to reformulate
this guiding document; it was found that the collaborators' perceptions are fragmented
and need more in-depth knowledge about what science is (epistemological concepts);
it was noted that the perceptions of collaborating children are varied, sometimes they
confuse scientists with other professions, have stereotyped conceptions of scientists
and do not know how to express what science is. In this way, the research indicates
that the teachers' conceptions can imply in the student's education, since if the teacher
has fragmented, stereotyped conceptions or no activity that demonstrates these
conceptions, even if implicit, they end up influencing the education of their students.
Another relevant fact is the need for continuing education aimed at teaching science
to the faculty, as it is essential to qualify the work that has already been developed in
the classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Percepções | por |
dc.subject | Science education | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Perceptions | eng |
dc.title | O ensino de ciências na educação infantil: as percepções dos docentes frente ao ensino de ciências e suas possíveis implicações na formação dos estudantes | por |
dc.title.alternative | Science teatching in child education: the perceptions of teachers in relation to science teaching and its implications in the formation of individuals | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Entender os pressupostos relacionados ao desenvolvimento do pensamento científico
na formação dos indivíduos é uma prerrogativa fundamental para compreensão dos
processos educacionais subsequentes. Dessa forma, voltamos nosso olhar para a
Educação Infantil e ao Ensino de Ciências, onde o desenvolvimento cognitivo das
crianças se apresenta como um grande potencial para sua formação integral,
contribuindo assim, na sua constituição ao longo da trajetória escolar e pessoal. Nesse
sentido, esta pesquisa teve a finalidade de avaliar as percepções e as formas de
abordagem das docentes frente ao Ensino de Ciências e suas possíveis implicações
na formação dos estudantes, bem como, verificar as percepções das crianças sobre
Ciências e Cientista representado através da expressão oral e da representação
escrita (desenho). A presente pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, de
caráter qualitativo, onde se investigou os referidos processos em uma escola de
Educação Infantil. Esta escola pertence ao município de Uruguaiana, RS, e atende
crianças de diferentes localidades da cidade. Como resultados verificou-se a
desatualização do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, o qual não caracteriza
como ela realmente é, e a necessidade de reformulação deste documento norteador;
constatou-se que as percepções das docentes colaboradoras são fragmentadas e
necessitam de saberes mais aprofundado sobre o que é ciências (concepções
epistemológicas); notou-se que as percepções das crianças colaboradoras são
variadas, as vezes, confundem cientistas com outras profissões, possuem
concepções estereotipadas de cientistas e não sabem expressar o que é ciências.
Desta forma, a pesquisa indica que as concepções das professoras podem implicar
na formação do estudante, visto que se o docente tem concepções fragmentas,
estereotipadas ou nenhuma atividade que demonstre essas concepções, mesmo que
implícitas, elas acabam influenciando na formação de seus alunos. Outro fato
relevante é a necessidade de formação continuada voltada ao ensino de ciências para
o corpo docente, pois se faz imprescindível para qualificar o trabalho que já vem sendo
desenvolvido em sala de aula. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pessano, Edward Frederico Castro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2760002240063004 | por |
dc.contributor.referee1 | Coutinho, Renato Xavier | |
dc.contributor.referee2 | Lanes, Karoline Goulart | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0829939622887027 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |