O educar pela pesquisa como proposta didática nas aulas de educação física do ensino médio integrado
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Date
2021-03-18Primeiro membro da banca
Soares, Félix Alexandre Antunes
Segundo membro da banca
Almeida, Luciano de
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A Educação Física na escola muitas vezes limita-se a apenas repetir gestos motores impostos
pelo professor e a considerar o estudante um simples agente passivo do conhecimento, quando
deveria permitir sua passagem para sujeito ativo e reflexivo do seu próprio processo de ensino
e aprendizagem. No ensino médio, o desafio é maior, pois os estudantes dessa faixa etária estão
cada vez menos ativos, sendo isso preocupante para a saúde, pois adolescentes sedentários
tendem a se tornar adultos sedentários. No Ensino Médio Integrado (EMI), modalidade de
ensino dos Institutos Federais que articula os conhecimentos básicos de nível médio com as
competências profissionais e técnicas, esses fatores se acentuam, devido à elevada carga horária
e porque a maioria dos estudantes só se exercita durante a aula de Educação Física, que ocorre
apenas uma vez por semana. Diante disso, como forma de ressignificar esse cenário e contribuir
com a formação integral dos estudantes, essa pesquisa de mestrado teve como objetivo elaborar
e analisar a aplicação de uma proposta didática com base no Educar pela Pesquisa (EPP), para
desenvolver o tema saúde nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Integrado. Trata-se
de uma pesquisa-ação, de abordagem quali-quantitativa, que foi dividida em dois momentos.
Inicialmente realizou-se um levantamento dos índices de aptidão física para saúde e
desempenho motor dos estudantes do IFFar - campus São Vicente do Sul em um período de
quatro anos (2016-2019), e posteriormente, foi desenvolvida e aplicada uma proposta didática
com os estudantes do terceiro ano, desafiando-os a treinar no mínimo três vezes na semana com
a finalidade de melhorar os índices da aptidão física. A escolha do EPP, decorreu porque essa
proposta tem como base o questionamento reconstrutivo e incentiva o estudante a ser ativo,
participativo, produtivo e reconstrutivo. Foram utilizados como instrumentos da pesquisa a
bateria de testes do PROESP/BR (para obtenção do nível de aptidão física dos estudantes) e a
análise das postagens no grupo fechado da rede social Facebook e os relatos na apresentação
do seminário (para avaliar a proposta didática). Para analisar os dados coletados, utilizou-se a
análise estatística e a análise de conteúdo. Ao analisar os resultados, os estudantes do EMI
apresentaram índices insatisfatórios na aptidão física para saúde e desempenho motor e no ano
de 2019 apresentou-se os índices mais baixos, evidenciando que os estudantes estão reduzindo
a prática de atividade física. Em relação à proposta didática, observou-se que ela elevou os
índices da aptidão física para saúde e desempenho motor e os estudantes refletiram sobre seus
hábitos cotidianos e a alimentação diária. Além disso, permitiu a participação ativa, o
desenvolvimento do questionamento reconstrutivo e crítico em relação à saúde e da autonomia
e confiança para planejar, organizar, adequar e definir os locais dos treinos. Desta forma, inferese
que uma proposta didática contextualizada e fundamentada no EPP pode contribuir com a
saúde e a formação integral dos estudantes do EMI.
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