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dc.contributor.advisorDrabach, Nadia Pedrotti
dc.creatorSassi, Silvana Clarice
dc.date.accessioned2016-10-21T12:05:47Z
dc.date.available2016-10-21T12:05:47Z
dc.date.issued2013-11
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2254
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractBrazilian education has undergone major transformations and changes in recent decades , overcoming significant barriers , especially with regard to expansion , access and increasing the number of places in public schools. Thus, some monitoring mechanisms were put in place , with the intention to closely monitor the effectiveness of public policies . One, the IDEB - Index of Basic Education Development accompanying the Brazilian educational performance .Therefore , their study is of great importance , and which was the objective of this research , auxiliandor in understanding what constitutes quality education from the school studied , as well as knowing how she uses the results of IDEB . . For this , we used as a literature search methodology and case study , where the results of IDEB school in the study were analyzed to understand educational dynamics in the school in question , listening to the segments of the school community through questionnaires . The results point to the need for a more careful look at the rates achieved using them as a starting point for improvement , supporting future practices that will help in the effort to overcome the own brands of public schools .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)por
dc.subjectEscola estadualpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectQualidadepor
dc.titleO índice de desenvolvimento da educação básica: referência para a melhoria da qualidade da educação pública?por
dc.title.alternativeOf development of basic education: reference for improving the quality of publiceducation?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA educação brasileira passou por grandes transformações e mudanças nas últimas décadas, superando importantes barreiras, principalmente no que se refere à expansão, acesso e ampliação do número de vagas nas escolas públicas. Para isso, alguns mecanismos de monitoramento foram colocados em prática, com a intenção de se acompanhar de perto a eficácia das Políticas Públicas. Um deles, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que acompanha o desempenho educacional brasileiro. Por isso, seu estudo é de relevante importância, sendo que se constituiu no objetivo desta pesquisa, auxiliando na compreensão do que consiste a qualidade do ensino na perspectiva da escola pesquisada, bem como saber como ela utiliza os resultados do IDEB.Para isso, se utilizou como metodologia uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, onde os resultados do IDEB da escola em estudo foram analisados, para se compreender a dinâmica educacional na instituição escolar em questão, ouvindo os segmentos da comunidade escolar, através de questionários. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um olhar mais cuidadoso para os índices alcançados utilizando-os como ponto de partida para melhorias, subsidiando práticas futuras que auxiliarão na busca da superação das próprias marcas das escolas públicas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [933]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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