dc.contributor.advisor | Drabach, Nadia Pedrotti | |
dc.creator | Sassi, Silvana Clarice | |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T12:05:47Z | |
dc.date.available | 2016-10-21T12:05:47Z | |
dc.date.issued | 2013-11 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2254 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Brazilian education has undergone major transformations and changes in recent decades , overcoming significant barriers , especially with regard to expansion , access and increasing the number of places in public schools. Thus, some monitoring mechanisms were put in place , with the intention to closely monitor the effectiveness of public policies . One, the IDEB - Index of Basic Education Development accompanying the Brazilian educational performance .Therefore , their study is of great importance , and which was the objective of this research , auxiliandor in understanding what constitutes quality education from the school studied , as well as knowing how she uses the results of IDEB . . For this , we used as a literature search methodology and case study , where the results of IDEB school in the study were analyzed to understand educational dynamics in the school in question , listening to the segments of the school community through questionnaires . The results point to the need for a more careful look at the rates achieved using them as a starting point for improvement , supporting future practices that will help in the effort to overcome the own brands of public schools . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) | por |
dc.subject | Escola estadual | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.title | O índice de desenvolvimento da educação básica: referência para a melhoria da qualidade da educação pública? | por |
dc.title.alternative | Of development of basic education: reference for improving the quality of publiceducation? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sarandi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação brasileira passou por grandes transformações e mudanças nas últimas décadas, superando importantes barreiras, principalmente no que se refere à expansão, acesso e ampliação do número de vagas nas escolas públicas. Para isso, alguns mecanismos de monitoramento foram colocados em prática, com a intenção de se acompanhar de perto a eficácia das Políticas Públicas. Um deles, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que acompanha o desempenho educacional brasileiro. Por isso, seu estudo é de relevante importância, sendo que se constituiu no objetivo desta pesquisa, auxiliando na compreensão do que consiste a qualidade do ensino na perspectiva da escola pesquisada, bem como saber como ela utiliza os resultados do IDEB.Para isso, se utilizou como metodologia uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, onde os resultados do IDEB da escola em estudo foram analisados, para se compreender a dinâmica educacional na instituição escolar em questão, ouvindo os segmentos da comunidade escolar, através de questionários. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um olhar mais cuidadoso para os índices alcançados utilizando-os como ponto de partida para melhorias, subsidiando práticas futuras que auxiliarão na busca da superação das próprias marcas das escolas públicas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |