dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Silva, Sielia Silva e | |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T12:13:45Z | |
dc.date.available | 2016-10-21T12:13:45Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2255 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to reflect on the financing of education and the challenges facing this area. Therefore, elects two categories keys in the discussion of this subject, which are the issue of infrastructure and teaching conditions that directly impact on educational practice, and appreciation of the teaching that is central in changing the current educational landscape, as well as role of management meet these challenges. The research is a bibliographic and aims to answer the problem: what is the role of management on the financing of education in teaching conditions and the appreciation of the teacher? Has the overall objective to analyze, in the light of critical theory, the dynamic functioning of the financing of education and its impact on teaching conditions and teacher appreciation. For a broader approach, as well as demand the theme, if search base the reflection made on the educational challenges with the ideas of Herbert Marcuse and his Critical Theory. It can be seen that the direction taken by the education system and, therefore, permeates the categories discussed here, walks towards globalized economic interests distant from the real needs and interests of local communities and national interests. Thus, the invitation is the commitment to the transformation of the status quo, through awareness about the reality and challenge of breaking with the false freedom proclaimed by capitalism is using the promises of consumerism. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Condições de ensino | por |
dc.subject | Valorização do magistério | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Conscientização | por |
dc.title | Desafios educacionais: qual o papel da gestão? | por |
dc.title.alternative | Educational challenges: what is the role of management? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho é levantar uma reflexão em torno do financiamento da educação e dos desafios que enfrenta essa área. Para tanto, elege-se duas categorias chaves na discussão desse assunto, que são a questão da infraestrutura e das condições de ensino que impactam diretamente na prática educativa; e a valorização do magistério que é ponto central na mudança do panorama educacional atual; bem como o papel da gestão frente a esses desafios. A pesquisa é de cunho teórico e se propõe a responder à problemática: qual o papel da gestão diante do financiamento da educação nas condições de ensino e na valorização do magistério? Possui o objetivo geral de analisar, sob a luz da teoria crítica, a dinâmica de funcionamento do financiamento da educação e seus impactos nas condições de ensino e na valorização do professor. Para uma abordagem mais ampla, assim como demanda o tema, se busca embasar a reflexão feita sobre os desafios educacionais com as ideias de Herbert Marcuse e de sua Teoria Crítica. Percebe-se que a orientação tomada pelo sistema educativo e que, portanto, permeia as categorias aqui abordadas, caminha na direção de interesses econômicos globalizados distantes dos reais interesses e necessidades das comunidades locais e dos interesses nacionais. Dessa forma, fica o convite ao comprometimento com a transformação do status quo, através da consciência sobre a realidade e o desafio do rompimento com a falsa liberdade apregoada pelo capitalismo se utilizando das promessas do consumismo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |