(Auto)Formação docente em tempos de pandemia: relato autobiográfico do estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso aborda a temática dos estágios supervisionados nos cursos de formação docente. Especificamente, tem como objeto um estágio supervisionado realizado por meio remoto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia de Covid-19. Tem por objetivo geral compartilhar vivências e momentos do cotidiano do estágio no período de uma pandemia e de ensino remoto, além de refletir sobre essas experiências em minha autoformação. E por objetivos específicos prioriza apresentar minha trajetória pessoal até a entrada no curso de Pedagogia; narrar o processo auto(trans)formativo do ensino presencial para o remoto, destacando, particularmente, como foi o planejamento do estágio; descrever como se desenvolveu a atividade de estagiar em sala de aula em tempos de pandemia; e refletir sobre como o estágio foi importante para minha autoformação enquanto docente em fase inicial. Metodologicamente, este trabalho está fundamentado numa pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo autobiográfica e descritiva. Ao relatar as experiências do estágio em uma perspectiva (auto)biográfica, as opções teóricas e metodológicas ficam, necessariamente, relacionadas. Assim, o referencial teórico está organizado com base nos conceitos e definições de Josso (1988), Pérez-Gómez (1992), García (1999), Ostetto (2000) e Freire (2016). De modo geral, o estágio foi importante para minha autoformação docente à medida que fez com que eu adquirisse habilidades sociais no trato com os alunos e com os pais. Além disso, a experiência de estagiar por meio remoto permitiu que eu desenvolvesse competências no manuseio de tecnologias educacionais em rede, de plataformas de aprendizagem e de redes sociais. Por fim, espera-se com esta pesquisa contribuir com um relato de uma experiência singular de estágio por via remota a fim de se somar a outros relatos e servir de base para trabalhos futuros.