dc.contributor.advisor | Lunardi, Elisiane Machado | |
dc.creator | Alves, Juslei Caciele | |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T19:01:16Z | |
dc.date.available | 2021-10-22T19:01:16Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22560 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estágio | por |
dc.subject | Relato autobiográfico | por |
dc.subject | Pandemia de Covid-19 | por |
dc.subject | Autoformação docente | por |
dc.title | (Auto)Formação docente em tempos de pandemia: relato autobiográfico do estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso aborda a temática dos estágios supervisionados nos cursos de formação docente. Especificamente, tem como objeto um estágio supervisionado realizado por meio remoto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia de Covid-19. Tem por objetivo geral compartilhar vivências e momentos do cotidiano do estágio no período de uma pandemia e de ensino remoto, além de refletir sobre essas experiências em minha autoformação. E por objetivos específicos prioriza apresentar minha trajetória pessoal até a entrada no curso de Pedagogia; narrar o processo auto(trans)formativo do ensino presencial para o remoto, destacando, particularmente, como foi o planejamento do estágio; descrever como se desenvolveu a atividade de estagiar em sala de aula em tempos de pandemia; e refletir sobre como o estágio foi importante para minha autoformação enquanto docente em fase inicial. Metodologicamente, este trabalho está fundamentado numa pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo autobiográfica e descritiva. Ao relatar as experiências do estágio em uma perspectiva (auto)biográfica, as opções teóricas e metodológicas ficam, necessariamente, relacionadas. Assim, o referencial teórico está organizado com base nos conceitos e definições de Josso (1988), Pérez-Gómez (1992), García (1999), Ostetto (2000) e Freire (2016). De modo geral, o estágio foi importante para minha autoformação docente à medida que fez com que eu adquirisse habilidades sociais no trato com os alunos e com os pais. Além disso, a experiência de estagiar por meio remoto permitiu que eu desenvolvesse competências no manuseio de tecnologias educacionais em rede, de plataformas de aprendizagem e de redes sociais. Por fim, espera-se com esta pesquisa contribuir com um relato de uma experiência singular de estágio por via remota a fim de se somar a outros relatos e servir de base para trabalhos futuros. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |