Clássicos da literatura infantil sob o olhar do ensino de ciências: uma proposta para os anos iniciais

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Date
2021-08-20Primeiro membro da banca
Sepel, Lenira Maria Nunes
Segundo membro da banca
Ruppenthal, Raquel
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A alfabetização científica nos anos iniciais é de extrema importância, uma vez que ela auxilia o aluno a compreender
melhor o mundo em que está inserido. Um possível meio de sua inserção nos anos iniciais está na literatura infantil, a
qual pode contribuir com muitos conhecimentos científicos, por meio de uma simples história. O objetivo desta
pesquisa foi investigar e analisar as representações estereotipadas sobre personagens em contos de literatura infantil e
a partir destas, promover a alfabetização científica por meio dos contos de literatura clássicos. O estudo, de caráter
qualitativo, orientou-se pelo enfoque da pesquisa exploratória (estudo de caso) e pela categorização proposta por
Bardin. Utilizamos como metodologia uma sequência didática dividida em dois diferentes momentos, uma vez que
não conseguimos aplicar toda a sequência planejada nos anos iniciais, por conta da pandemia da Covid-19. Com isso,
aplicamos em sala de aula a parte inicial da sequência com os anos iniciais, na qual investigamos as concepções prévias
dos participantes. As etapas da sequência didática foram: 1) Aplicação do questionário prévio para analisar as
concepções dos participantes; 2) Roda de contação compartilhada pelos alunos dos contos da Chapeuzinho Vermelho
e dos Três Porquinhos, seguida de roda de conversa. O restante da nossa sequência didática temática sobre os animais
lobo-guará e porco cateto foi aplicada como proposta para uma turma de alunos do curso normal, de forma remota pelo
google met, a qual contou com as seguintes etapas: 1) Questionário prévio; 2) Apresentação deste projeto de pesquisa;
3) Apresentação da sequência didática temática, com atividades sobre o lobo-guará e o porco cateto; 4) Questionário
final de validação da sequência didática temática. Os resultados encontrados na intervenção feita com os anos iniciais,
demonstraram que as crianças em geral, apresentam concepções relacionadas ao personagem lobo e os três porquinhos
fortemente influenciadas pelos contos da Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos. O personagem lobo é
lembrado pela sua fama de vilão pela maioria das crianças, já os três porquinhos são vistos como bonzinhos por todas
as crianças. Algumas crianças não fazem distinção entre o mundo fictício e o mundo real, e acabam caracterizando
todos os lobos como vilões, tanto o personagem lobo, quanto o lobo da vida real. Essa caracterização negativa do lobo
está atribuída também ao fato da maioria das crianças acreditarem que o mesmo é carnívoro, e pode comer até pessoas.
Contudo, outras crianças reconhecem que o lobo só é carnívoro por conta de seu instinto animal, e isso não o torna
mau. Alguns resultados encontrados na roda de conversa também foram discutidos com base nos indicadores de
alfabetização científica propostos pelas autoras Sasseron e Carvalho. Os resultados referentes a segunda etapa da
pesquisa, aplicada no curso normal demonstraram que alguns participantes já conseguem perceber alguns estereótipos
presentes na literatura infantil, mas que muitos nunca haviam pensado em trabalhar a ciência associada a literatura
infantil. Porém, após estes conhecimentos adquiridos pretendem trabalhar, pois reconhecem a importância de trabalhar
os animais nativos brasileiros com as crianças, e a ciência em geral. Com isso, percebemos que essas visões
fragmentadas e estereotipadas que podem vir a se desenvolver por meio de um conto de fada, devem ser trabalhadas
em sala de aula, sob mediação do professor a fim de contorná-las. Uma alternativa possível está na promoção de
alfabetização científica por meio de contos clássicos infantis, para isso, foi retratado nas versões reescritas do conto da
Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e o porco cateto (Pecari tajacu)
como personagens, os quais estão presentes na nossa fauna brasileira, e podem atuar como importantes aliados na
promoção da alfabetização científica. Além disso, todas as outras atividades propostas na sequência didática temática,
tendem a colaborar ainda mais nos conhecimentos referentes a esses animais.
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