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dc.contributor.advisorGlufke, Ronaldo Martins
dc.creatorZottele, Maria Helena Bottari
dc.date.accessioned2016-10-21T13:27:07Z
dc.date.available2016-10-21T13:27:07Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2257
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe introduction of the computer in the school environment has been causing changes in the teaching-learning process that demand new positions to face this reality. The student learns how to use the computer as an educational tool able to improve his/her learning, becoming an active agent of this process, while the teacher assumes the role of a mediator/facilitator of the teaching-learning process. This article brings a brief study focusing on informatics laboratory as a pedagogical didactic resource and intends to analyze the limits and possibilities in the public school. For that, a qualitative, theoretician-empiricist survey was carried out in a municipal public school of Cachoeira do Sul. The results show that althougt there are some limitations the informatics laboratory used with an appropriate methodology, it becomes an effective pedagogical tool in the development of cognitive ability, motor coordination, and provide the digital inclusion of students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLaboratório de informáticapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleEstudo dos limites e possibilidades do uso do laboratório de informática em uma escola pública municipal de Cachoeira do Sulpor
dc.title.alternativeStudy of the limits and possibilities of the use of a informatics laboratory in public school hall of Cachoeira do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA introdução do computador no ambiente escolar está acarretando mudanças no processo de ensino-aprendizagem que exigem novas posturas diante dessa realidade. O aluno aprende a utilizar o computador como uma ferramenta educacional capaz de melhorar o seu aprendizado tornando-se um agente ativo deste processo e o professor assume o papel de facilitador/mediador do ensino-aprendizagem. Este artigo traz um breve estudo focalizando o laboratório de informática como um recurso didático pedagógico e pretende analisar seus limites e possibilidades na escola pública. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa de caráter teórico-empírico em uma escola da rede pública municipal de Cachoeira do Sul. Os resultados mostram que embora existam algumas limitações, o laboratório de informática utilizado com uma metodologia adequada, torna-se uma eficiente ferramenta pedagógica no desenvolvimento da habilidade cognitiva, coordenação motora, além de proporcionar a inclusão digital dos alunos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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