dc.contributor.advisor | Santos Neto, Luiz Antônio dos | |
dc.creator | Seibert, Maiane Bitencourt da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T13:53:32Z | |
dc.date.available | 2016-10-21T13:53:32Z | |
dc.date.issued | 2010-11-26 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2258 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The introduction of audiovisual technologies on the everyday life increases rapidly in all the
spheres of society. In education, the use of technological resources also increases as grows the
early students’ contact with tools that facilitates the learning. Therefore, this work aims to verify
how the teachers are working with technologies applied to education, specifically to the use of
movies and videos in the classroom, verify how these materials are selected, and if they are prepared
to develop activities using these resources. We also intend to verify how the students are
being involved in this work, how they realize and react to the use of this resource.
To do so, it was applied qualitative questionnaires to the teachers and students. It was found that
most of educators do not have appropriate training to employ technologies in their work in the
classroom. However, they strive to select movies and videos that can match the subjects of the
school program and the students’ interest, this have been generated positive results on their learning.
Some of them also realize that there is a purpose on this work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Audiovisual | por |
dc.title | Tecnologias e educação: utilizando filmes e vídeos na sala de aula | por |
dc.title.alternative | Technology and education using films and videos in the classroom | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polesine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A introdução de tecnologias audiovisuais na vida cotidiana cresce de maneira bastante rápida em
todas as esferas da sociedade. Na educação a utilização de recursos tecnológicos também aumenta,
na medida em que cresce o contato dos alunos com tais instrumentos facilitadores da aprendizagem
desde cedo. Sendo assim, a proposta deste trabalho é verificar como os professores
estão trabalhando com tecnologias aplicadas à educação, em específico com a utilização de filmes
e vídeos em sala de aula; verificar como selecionam esses materiais, e se estão preparados
para desenvolver atividades utilizando tais recursos. Também pretendemos verificar como os alunos
estão sendo envolvidos por esse trabalho, como percebem e reagem frente ao uso desse
recurso. Para tanto, foram aplicados questionários de ordem qualitativa para os professores e alunos.
Assim, constatamos que a maioria dos educadores não possui formação adequada para empregar
tecnologias no seu trabalho em sala de aula. Contudo, se esforçam para selecionar filmes
e vídeos que correspondam aos conteúdos do programa da escola e aos interesses dos alunos, o
que tem gerado resultados positivos no aprendizado dos mesmos. Alguns destes, os mais adiantados,
por sua vez, também percebem que há um propósito nesse trabalho. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |