Contribuições da pedagogia de projetos para a educação em saúde no contexto escolar
Fecha
2021-01-29Primeiro membro da banca
Santos, Daniela Lopes dos
Segundo membro da banca
Pohl, Hildegard Hedwig
Quarto membro da banca
Graupe, Susane
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O desenvolvimento de temas relativos à saúde está previsto nos referenciais curriculares brasileiros em todos os níveis da educação básica. Diante disso, as discussões sobre um conceito de saúde ampliado, que pressupõe a análise crítica sobre os aspectos da realidade pessoal e coletiva, tem sido foco de estudos que evidenciam a necessidade de envolvimento entre a família e a escola na construção integrada do conhecimento. Neste contexto, dentre as ações educativas com potencial para estimular o estudante a assumir um papel ativo na construção do conhecimento, a pedagogia de projetos tem sido apontada por diversos estudiosos como facilitadora nesse processo. O objetivo dessa tese é analisar as contribuições da pedagogia de projetos no processo de ensino-aprendizagem para educação em saúde no contexto escolar. Inserido em um processo de pesquisa-ação, esse estudo perpassa um conjunto de processos formativos realizados pelo Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ), da Universidade Federal de Santa Maria, junto à comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Dada a multiplicidade de situações propostas e/ou imprevistas que emergiram, as etapas foram progressivamente planejadas de acordo as demandas, respeitando a dinâmica escolar. Para o acompanhamento das atividades foram utilizados questionários semiestruturados, entrevistas, diário de campo, registro fotográfico e observação participante. Os resultados estão apresentados em três artigos e em um manuscrito. O primeiro artigo estruturou-se a partir de uma investigação sobre o panorama dos estudos direcionados para a educação em saúde no contexto educacional brasileiro. No segundo artigo analisou-se as contribuições de processos formativos tendo a pesquisa como articuladora das práticas pedagógicas. Em complemento, o terceiro artigo contemplou a construção de uma proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem baseada em projetos para a educação em saúde no contexto escolar. Por fim, o manuscrito dedicou-se a analisar as contribuições da pesquisa-ação para identificação dos determinantes em saúde dos escolares. Em conclusão, evidenciou-se que a inserção dos processos formativos proporcionou a problematização de temas presentes no cotidiano dos escolares, contextualizados a partir da identificação das demandas locais. Além de nortear o trabalho coletivo e interdisciplinar, a pedagogia de projetos orientou as ações em sala de aula, possibilitou o incremento de práticas pedagógicas em saúde articuladas ao currículo escolar, e promoveu a integração dos familiares nas atividades escolares. Por fim, essa metodologia integrada a um processo sistemático de pesquisa-ação mostrou-se eficiente em oportunizar um ambiente colaborativo e significativo de ensino-aprendizagem.
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