dc.contributor.advisor | Mazzardo, Mara Denize | |
dc.creator | Bandeira, Fátima Regina da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-10-22T11:44:25Z | |
dc.date.available | 2016-10-22T11:44:25Z | |
dc.date.issued | 2010-11-19 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2261 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The spaces of reading and writing expanded with the arrival of the Internet of the school. The objective was to investigate the potentialities of the blogs and the wiki ambient how riches to reading and writing in the Internet and its contribution to the formation of proficient readers and writers in the school context. The investigation was realized in two schools of the city of Arroio do Tigre –RS, with pupils of the 6th and 7th of the Fundamental Education II, 4th grade of the Normal Course and 1st grade of the Fundamental Education. Make use how shape of research the Investigation School Action (IAE). The results indicate positively to the use of these reading and writing recourses in the curriculums activities, since go to meet of the actual profile of the pupil whom have the original digital culture and wish dynamic classes, with activities and challenge resources. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Escrita colaborativa | por |
dc.subject | Blog | por |
dc.subject | Ambiente wiki | por |
dc.title | Tecedores de ideias e conexões | por |
dc.title.alternative | Weawers of ideas and connections | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Os espaços de leitura e de escrita aumentaram com a chegada da Internet na escola. O objetivo deste estudo foi investigar as potencialidades dos blogs e dos ambientes wiki como recursos para leitura e escrita na Internet e sua contribuição para a formação de leitores e escritores competentes no contexto escolar. Assim surgiu o grupo Tecedores de Ideias e Conexões. A investigação foi realizada em duas escolas de Arroio do Tigre – RS, com alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, 4º ano do curso Normal e 1º ano do Ensino Fundamental I. Utilizou-se como forma de pesquisa a Investigação Ação Escolar - IAE. Os resultados apontam positivamente para o uso desses recursos de leitura e escrita nas atividades curriculares, pois vão ao encontro do perfil atual do aluno que possui a cultura digital e deseja aulas dinâmicas, com atividades e recursos desafiadores. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |