O uso de softwares no ensino de geometria: uma decrição das características predominantes nas dissertações da UNESP - Rio Claro
Visualizar/ Abrir
Data
2010-09-01Autor
Marques, Claudiomar Almeida
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As mudanças sofridas pela juventude, impostas pelas novas tecnologias, nos sugerem uma nova forma de trabalhar a realidade dos jovens, que exige uma mudança fundamental no modo como as crianças interagem com o mundo. Isso fez surgir à necessidade de se criar novas abordagens e metodologias para o ensino de Matemática. Portanto, a revolução tecnológica apresenta um desafio para todos: compreender que se trata do surgimento de uma nova cultura, que exige uma adaptação nos modos de ver, ler, pensar e aprender. No caso da geometria sua ausência ou quase ausência na sala de aula do ensino fundamental e médio, é ocasionada por vários motivos. Parte desta problemática tem origem nos programas e práticas de ensino de nossas escolas. Neste estudo nos propomos descrever as características predominantes nas dissertações defendidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da UNESP, campus de Rio Claro-SP, que abordam o uso de software no ensino de geometria. Focaremos nosso estudo em um levantamento bibliográfico no banco de dados da Biblioteca Digital do referido campus. Podemos perceber com a inserção dos softwares no ambiente de ensino de geometria que os cursos de formação inicial e formação continuada ganham importância, pois se apresentam como uma possível solução aos problemas existentes. Assim como, o professor precisa ter consciência de seu papel, utilizando as tecnologias da informática, ele também precisa ter autonomia para decidir sobre as questões que envolvam esse processo, e encarar o desafio de incorporar o uso das novas tecnologias em um trabalho tradicionalmente apoiado na oralidade e na escrita. Portanto, a importância da escola está ligada à necessidade desta em adaptar-se ao contexto que está inserida, o que caracteriza uma constante transformação social.
Coleções
- Educação Matemática [27]