Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBinotto, Rosane Rossato
dc.creatorMarques, Claudiomar Almeida
dc.date.accessioned2016-10-22T12:12:10Z
dc.date.available2016-10-22T12:12:10Z
dc.date.issued2010-09-01
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2264
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010.por
dc.description.abstractChanges suffered for youth by the new technologies requested a new manner of working both the reality and the way of their interaction with the world. This created the necessity of creating new approaches and methodologies for Mathematics education and, therefore, the technological revolution presents a challenge for all, which is to understand the emergence of a new culture that demands adaptations in seeing, reading, thinking and learning. As regarding to geometry, its absence or almost absence during the elementary and high school is caused by some reasons where great part has the origins in the practical and theoretical programs of our schools. This way, in this study was described the predominant characteristics of some dissertations presented into the graduate program in Mathematical education from the Julio de Mesquita State University - UNESP (Rio Claro, SP, Brazil), that used some software in the geometry teaching. It was observed that the use of software in geometry education during initial and continued formation courses, nowadays gain importance, therefore, are presented as a possible solution to the existing problems in geometry area. In addition, it is necessary that professors have conscience of their role in use computational resources and have autonomy in deciding about the questions that involve this process, mainly in the traditional studies, which are based in the orality and writing. However, the role of the schools is in supporting the adaptations of this challenger context, thus influencing a constant social transformation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectSoftwarepor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectUNESP (Universidade Estadual Paulista)por
dc.titleO uso de softwares no ensino de geometria: uma decrição das características predominantes nas dissertações da UNESP - Rio Claropor
dc.title.alternativeSoftware use in geometry teaching: a description of the predominant characteristics of the UNESP (Rio Claro) studieeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoAs mudanças sofridas pela juventude, impostas pelas novas tecnologias, nos sugerem uma nova forma de trabalhar a realidade dos jovens, que exige uma mudança fundamental no modo como as crianças interagem com o mundo. Isso fez surgir à necessidade de se criar novas abordagens e metodologias para o ensino de Matemática. Portanto, a revolução tecnológica apresenta um desafio para todos: compreender que se trata do surgimento de uma nova cultura, que exige uma adaptação nos modos de ver, ler, pensar e aprender. No caso da geometria sua ausência ou quase ausência na sala de aula do ensino fundamental e médio, é ocasionada por vários motivos. Parte desta problemática tem origem nos programas e práticas de ensino de nossas escolas. Neste estudo nos propomos descrever as características predominantes nas dissertações defendidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da UNESP, campus de Rio Claro-SP, que abordam o uso de software no ensino de geometria. Focaremos nosso estudo em um levantamento bibliográfico no banco de dados da Biblioteca Digital do referido campus. Podemos perceber com a inserção dos softwares no ambiente de ensino de geometria que os cursos de formação inicial e formação continuada ganham importância, pois se apresentam como uma possível solução aos problemas existentes. Assim como, o professor precisa ter consciência de seu papel, utilizando as tecnologias da informática, ele também precisa ter autonomia para decidir sobre as questões que envolvam esse processo, e encarar o desafio de incorporar o uso das novas tecnologias em um trabalho tradicionalmente apoiado na oralidade e na escrita. Portanto, a importância da escola está ligada à necessidade desta em adaptar-se ao contexto que está inserida, o que caracteriza uma constante transformação social.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples