GADIUS: um método para gamificação adaptativa dinâmica baseada em interações do usuário
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Data
2020-08-27Primeiro membro da banca
Petri, Giani
Segundo membro da banca
Knoll, Graziela Frainer
Metadata
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A gamificação, abordagem onde são utilizados elementos de design jogos em ambientes
externos a um jogo, quando aplicada em ambientes educacionais é capaz de promover
maior motivação e engajamento de estudantes com esses ambientes. Recentemente, a ideia de
personalização desses elementos de gamificação com base no perfil do usuário tem mostrado
resultados ainda mais eficientes nesse processo. Porém, dos ambientes gamificados educacionais
encontrados na literatura, poucos apresentam um processo de personalização dinâmica de
seus elementos ao longo da utilização do ambiente pelo usuário. Sabe-se que um usuário pode
apresentar diferentes motivações ao longo tempo, o que pode, por sua vez, tornar o processo de
personalização superficial ou ineficiente, quando realizado apenas em um primeiro momento.
Sabendo disso, nesta dissertação é apresentado um método de gamificação adaptativa dinâmica
de ambientes educacionais, de nome GADIUS, descrevendo em quatro etapas o processo
de planejamento, desenvolvimento de um ambiente educacional gamificado. Neste método, a
personalização é realizada com base nas interações do usuário no ambiente, utilizando como
métricas a relação entre perfis de jogador desse usuário e seus elementos de gamificação de
maior afinidade. Durante o desenvolvimento do método foram utilizados dois instrumentos
para confirmar e refinar as métricas estabelecidas: um questionário avaliativo aplicado ao público
e uma aplicação desenvolvida para simulação de interações. Após isso, foi realizado um
painel com especialistas de gamificação a fim de avaliar a qualidade do método. Por esta avaliação
pode-se perceber a necessidade de aplicação do método em cenários de uso reais para
avaliar características de qualidade como usabilidade e flexibilidade. Por fim, constatou-se, na
visão dos especialistas, a viabilidade de sucesso do método e a sua potencial contribuição para
o desenvolvimento de ambientes educacionais gamificados com adaptação contínua e dinâmica.
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