Mostrar registro simples

dc.creatorSmidt, Maristela Ribas
dc.date.accessioned2021-11-04T19:53:00Z
dc.date.available2021-11-04T19:53:00Z
dc.date.issued2020-08-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22723
dc.description.abstractPublic institutions have undergone transformations that directly affect their structure and functioning. A prominent factor in this new organizational dynamic is job satisfaction. In this sense, the main objecti ve of this study was to describe the level of job satisfaction of the technical administrative staff of UFSM. In methodological terms, this is a descriptive study with a quantitative approach, and a survey was used as the research strategy. To collect the data, we used a poll with questions regarding the professional and socioeconomic profile, the Siqueira Job Satisfaction Scale (2008), which evaluated job satisfaction based on five aspects (colleagues, manager, promotions, salary, and work) and the S20/23 Job Satisfaction Questionnaire by Carlotto and Câmara (2008), which measures intrinsic relationships, the physical environment and hierarchical relationships in relation to work. Statistical factor analysis and regression analysis techniques were used. The results of the survey revealed, in general, that the technical administrative staff are essentially satisfied with the bonds of affectivity between colleagues and managers. However, regarding the organizational context, a feeling of indifference was point ed out, highlighting the need for discussion and redefinition of work routines in order to achieve greater job satisfaction and improve the organization's performance. Therefore, these results can be used as support for managers, especially by the Pro Rect ory of People Management, for the adoption of measures that seek to improve the satisfaction of their employees.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.subjectServidores públicospor
dc.subjectContexto organizacionaispor
dc.subjectJob satisfactioneng
dc.subjectPublic servantseng
dc.subjectOrganizational contexteng
dc.titleDeterminantes da satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Maria: avaliação via duas escalas de medidaspor
dc.title.alternativeDeterminants of satisfaction in the work of technical- administrative servers of the Federal University of Santa Maria: evaluation through two scales of measureseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs instituições públicas têm passado por transformações que afetam diretamente sua estrutura e seu funcionamento. Um fator de destaque dessa nova dinâmica organizacional refere se à satisfação no trabalho. Neste sentido, o objetivo principal deste estudo foi d escrever o nível de satisfação no trabalho dos servidores técnico administrativos da UFSM. Em termos metodológicos, trata se de um estudo de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, e como estratégia de pesquisa foi empregada uma survey . Para coleta dos dados, utilizou se um questionário com questões referentes ao perfil profissional e socioeconômico, a Escala de Satisfação no Trabalho de Siqueira (2008), que avaliou a satisfação no trabalho a partir de cinco aspectos (colegas, chefia, promoções, salário e trabalho) e o Questionário de Satisfação no Trabalho S20/23 de Carlotto e Câmara (2008), que mede relações intrínsecas, ambiente físico e relações hierárquicas em relação ao trabalh o. Foram utilizadas as técnicas estatísticas de análise fatorial e análise de regressão. Os resultados da pesquisa revelaram, de modo geral, que os servidores técnico administrativos estão satisfeitos essencialmente com os laços de afetividade entre os col egas e chefias . No entando, em relação ao contexto organizacional, foi apontado sentimento de indiferença, evidenciando a necessidade de discussão e redefinição de rotinas de trabalho para alcançar maior satisfação no trabalho e a melhoria do desempenho da organização. Logo, estes resultados poderão ser utilizados como suporte para os gestores, em especial pela Pró Reitoria de Gestão de Pessoas, para a adoção de medidas que busquem melhorar a satisfação de seus servidores.por
dc.contributor.advisor1Coronel, Daniel Arruda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9265604274170933por
dc.contributor.referee1Bender Filho, Reisoli
dc.contributor.referee2Ceolin, Alessandra Carla
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7169478567020389por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International