dc.contributor.advisor | Jaeger, Angelita Alice | |
dc.creator | Oliveira, Myllena Camargo de | |
dc.date.accessioned | 2021-11-16T10:52:37Z | |
dc.date.available | 2021-11-16T10:52:37Z | |
dc.date.issued | 2021-10-04 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22795 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | The aim of this study was to explore the possibilities of producing educational practices aligned with gender equity in the training of Physical Education teachers, especially in the team sports disciplines. A qualitative exploratory research was carried out, with the participation of 41 students from 4 team sports disciplines from a degree course in Physical Education. The research sources were produced from focus groups and interviews, both recorded on a digital device, transcribed in full and submitted to Foucault's discourse analysis using the Nvivo 12 software. The results indicate different possibilities to produce educational practices aligned with gender equity, relying on the engagement of the institution, curriculum reformulation, the didactics of the teacher trainers and the performance of the future teachers as devices to build a knowledge that is committed to gender equity in the classroom. Also, students enunciate weaknesses in training to produce actions that promote gender equality in their future professional activities, a scenario that reaffirms the need for teacher training to reframe their educational practices, methodologies and knowledge in order to question the sports canons and design a Physical Education course that considers the multiple experiences and enhances the learning of everyone. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Equidade de gênero | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Prática educativa | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Gender equity | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Educational practice | eng |
dc.title | Equidade de gênero na formação docente em Educação Física | por |
dc.title.alternative | Gender equity in the training of Physical Education teachers | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Objetivamos explorar as possibilidades em produzir práticas educativas alinhadas com a equidade de gênero na formação docente em Educação Física, sobretudo, nas disciplinas de esportes coletivos. Realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que contou com a participação de 41 estudantes oriundos de 4 disciplinas de esportes coletivos de um curso de licenciatura em Educação Física. As fontes de pesquisa foram produzidas a partir de grupos focais e entrevistas, ambas gravadas em um dispositivo digital, transcritas na íntegra e submetidas à análise de discurso foucaultiana com auxílio do software Nvivo 12. Os resultados indicam diferentes possibilidades para produzir práticas educativas alinhadas à equidade de gênero, recrutando o engajamento da instituição, a reformulação curricular, a didática dos/as docentes formadores/as e a atuação dos/as futuros/as professores/as como dispositivos para elaborar saberes comprometidos com a equidade de gênero nas aulas. Ainda, os/as acadêmicos/as enunciam fragilidades na formação para produzir ações que promovam a equidade de gênero em suas futuras atuações profissionais, cenário que reafirma a necessidade da formação docente ressignificar suas práticas educativas, metodologias e saberes de modo a questionar os cânones esportivos e arquitetar uma educação física que considere as múltiplas experiências e potencialize as aprendizagens de todos e todas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |