O ator social professor de língua portuguesa: uma abordagem sistêmico-funcional

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Date
2021-07-23Primeiro membro da banca
Pinton, Francieli Matzenbacher
Segundo membro da banca
Florencio, Jane Aparecida
Terceiro membro da banca
Silva, Renato Caixeta da
Quarto membro da banca
Silva, Wagner Rodrigues
Metadata
Show full item recordAbstract
No sistema educacional brasileiro, o(a) professor(a) é um(a) profissional que acompanha o desenvolvimento dos estudantes desde a infância, no ensino fundamental até a adolescência, no ensino médio. Ao professor de Língua Portuguesa cabe destaque, nesse contexto, por ser o profissional cuja carga horária destinada à sua disciplina tende a ser superior às demais. Dado o protagonismo que os professores desempenham no ambiente escolar, torna-se relevante levantar proposições sobre que autorrepresentações são construídas para esse profissional tanto na escola quanto na sociedade. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo conduzir uma análise semântico-discursiva sobre as representações para professor da área de Letras da rede pública e privada de ensino do centro do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, tomo por pressuposto teórico a Linguística Sistêmico Funcional, embasando minha análise na Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2014), mais especificamente por meio do sistema de transitividade, que realiza a metafunção ideacional. Situo-me também na Análise Crítica do Discurso, para a qual os discursos são formas de representar os aspectos do mundo e contribuem para a construção de identidades sociais e posições de sujeito (FAIRCLOUGH, 2001). Também considero a recontextualização dos atores sociais (VAN LEEUWEN, 2008), o qual entende que as práticas sociais são formas reguladas de modo a fazer as coisas e necessitam de um conjunto de participantes em determinadas funções para que ocorram. Além disso, tomo como suporte teórico, pesquisadores da área da educação como Saviani (2009), Tardif (2002), Nóvoa (1992). A pesquisa foi realizada com a aplicação de uma entrevista a professores da rede pública e privada da região central do RS. De modo geral, o resultado das análises revelou que o professor encontra-se em uma condição profissional desprestigiada e mal constituída socialmente, além de uma visão bastante equivocada por parte da sociedade em relação à função do professor, situação essa que ele entende ser possível melhorar por meio da valorização por parte das instituições educacionais e governamentais e do seu aprimoramento profissional.
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