Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorKist, Anna Christine Ferreira
dc.date.accessioned2016-10-27T14:06:45Z
dc.date.available2016-10-27T14:06:45Z
dc.date.issued2009-07-15
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2282
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2009.por
dc.description.abstractWater is a valuable natural resource not only economically but also as a fundamental collective right for the preservation of life and sustainability of our planet. In this paper, the Environmental Education, under a critical perspective, is understood as an instrument of transformation of the society, providing the formation of critical people who are able to live their citizenship in order to look after a better society living with quality and sustainability in environmental and social justice. There are different conceptions in Environmental Education and these present different projects of society: a conventional conception and one which is critical, popular and searches for emancipation. The absence of a critical, historical, political, social and cultural analysis about the environmental problems has influence in this context. The reductionist view of Environmental Education makes it a training education that only teaches how to take care of the nature. The current paper aimed to analyze how this theme is approached in the environmental education from the projects presented by the Complete Fundamental Schools in the 3rd Infant-Juvenile National Conference for the Environment. The specific objectives were: identify the projects on water presented in the above mentioned conference in the area of the 8th ‘CRE’ by the state schools located in the urban area of Santa Maria; analyze how the water theme is approached in these projects; identify the theoretical and epistemological matrix of Environmental Education concerned to the projects; contribute through propositions and reflections for the development of projects in order to have an education committed to the process of social transformation. The present research used a qualitative method. It is concluded, at the end of this paper, that the approach used in the projects is associated to a conventional perspective of the Environmental Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleA água numa perspectiva crítica da educação ambiental": uma análise a partir da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambientepor
dc.title.alternative"Water in a critical perspective of environmental education": an analysis from the 3rd National Infantjuvenile Conference on Environmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA água é um recurso natural de valor econômico e de direito coletivo fundamental para a preservação da vida e sustentabilidade do planeta. Neste trabalho, a Educação Ambiental, numa perspectiva crítica, é entendida como instrumento de transformação da sociedade, proporcionando a formação de sujeitos críticos, aptos ao exercício da cidadania, na busca de uma sociedade melhor, com qualidade de vida e sustentabilidade com justiça ambiental e social. Na Educação Ambiental encontram-se diferentes concepções, que apresentam projetos diferentes de sociedade; uma concepção convencional e outra crítica/emancipatória/popular, influenciam neste contexto, a ausência de uma análise crítica, histórica, política, social e cultural da problemática ambiental. A visão reducionista da Educação Ambiental torna-a uma educação adestradora, que apenas ensina a cuidar do ambiente. O presente trabalho de pesquisa objetivou analisar como a temática água é abordada na educação ambiental, a partir dos projetos apresentados pelas Escolas de Ensino Fundamental Completo na III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE. Os objetivos específicos foram: Identificar os projetos com a temática “água”, apresentados na III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE, na área de abrangência da 8ª CRE pelas escolas estaduais localizadas na área urbana do Município de Santa Maria; analisar de que forma é abordada a temática “água” nos projetos; identificar a matriz teórica e epistemológica da Educação Ambiental associada aos projetos; contribuir, através de proposições e reflexões, para o desenvolvimento de projetos na perspectiva de uma educação ambiental comprometida com o processo de transformação social. A presente pesquisa utilizou-se do método qualitativo. Conclui-se, ao final da realização deste trabalho, que a abordagem da temática água nos projetos está associada a uma perspectiva convencional da educação ambiental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples