A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais e do clima organizacional na formação profissional em fisioterapia
Fecha
2020-02-28Primeiro membro da banca
Folmer, Vanderlei
Segundo membro da banca
Ilha, Phillip Vilanova
Terceiro membro da banca
Vestena, Rosemar de Fátima
Quarto membro da banca
Pigatto, Aline Grohe Schirmer
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Com o aumento significativo dos cursos de graduação em fisioterapia foi necessário estabelecer-se critérios para uniformizar os currículos que, ao mesmo tempo, tinham de ser flexíveis, atender as necessidades específicas das regiões e ir ao encontro das expectativas dos docentes e discentes. Nesse contexto, em 2002, foram elaboradas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) como documento norteador para a elaboração dos projetos políticos pedagógicos dos cursos que buscam o alinhamento da formação profissional de qualidade e avançam para a formação generalista baseada em habilidades e competências. Além da implementação da DCN, as instituições de ensino superior têm procurado entender o que motiva as pessoas a melhorar sua performance bem como conhecer o grau de satisfação, as necessidades, aspirações e expectativas dessas pessoas, para melhorar seu desempenho nas atividades profissionais e pessoais. Uma das maneiras encontradas é a avaliação do clima organizacional, que faz uma análise do ambiente organizacional com a finalidade de manter os aspectos positivos da organização e promover a melhoria das áreas que demandam alguma necessidade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa trata-se de analisar se a implementação das DCN e o clima organizacional influenciam a formação profissional em fisioterapia. A presente pesquisa possui uma abordagem quanti-qualitativa e é caracterizada como descritiva e exploratória. Num primeiro momento, foi lido e analisado o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de duas instituições de ensino denominadas de azul e dourada, para verificar se o documento contempla critérios das DCN como, por exemplo, atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, atividades práticas específicas da fisioterapia desde o início do curso, possibilidade de desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, atuar buscando a integralidade da assistência bem como atuar multiprofissionalmente e interdisciplinarmente, entre outros. A seguir, foi aplicado um questionário aos docentes fisioterapeutas com questões abertas e fechadas sobre o perfil profissional, DCN e o clima organizacional, e também para os discentes que iriam se formar no semestre realizou-se a aplicação de um questionário com questões fechadas referentes à opinião sobre a sua formação acadêmica. Os resultados foram analisados de forma descritiva, com valores absolutos e percentuais, pela construção de nuvens de palavras e também pela análise de conteúdo. Após a análise dos PPCs, quanto à implementação das DCN, observou-se que na instituição azul os docentes percebem uma maior consolidação de variáveis analisadas, por exemplo ações de promoção, prevenção e reabilitação, o trabalho mutiprofissionalmente e interdisciplinar e práticas nos três níveis de atenção à saúde. Quanto à atuação de forma integral, as duas caminham no mesmo sentido, consegue-se buscar essa formação através de disciplinas e práticas realizadas durante a graduação. Isso se confirma, quando verificada as respostas dos discentes das duas instituições de ensino, pois quando analisadas essas questões, os discentes da instituição dourada concordam parcialmente, enquanto os da instituição azul concordam totalmente. Os discentes das duas instituições concordam que o curso atendeu as suas expectativas, que o trabalho em equipe e a relação com os docentes são fundamentais para a formação profissional de qualidade. Esses achados confirmam que esses aspectos do clima organizacional influenciam a formação, pois o ambiente da graduação vai formar profissionais motivados, seguros e com uma postura mais pró-ativa se vislumbrarem nos seus pares, nos seus docentes e gestores atitudes que despertem tais características. Quando se analisou o clima organizacional por meio das percepções dos docentes, na instituição dourada percebeu-se que as relações entre docentes são despidas de medos ou inseguranças, os colegas podem contar uns com os outros, a competição é menor, o que não é totalmente contemplado na instituição azul. Isso demonstra que alguns aspectos do clima organizacional nessa instituição precisam ser estudados. Ainda, os docentes participantes da pesquisa sentem orgulho da sua instituição, o que é ponto favorável para o desenvolvimento do clima organizacional das instituições. Verificou-se que os docentes percebem a interdisciplinaridade como uma integração de diferentes saberes e de diferentes disciplinas, como uma ação multiprofissional com o objetivo de proporcionar um melhor atendimento ao usuário de saúde. Quando se pensa nessa prática, ou seja, no exercício da interdisciplinaridade pelos discentes, constata-se ser ainda difícil, a percepção dos docentes é a de que embora o estudante tenha mais possibilidades de exercer essa interação teoria e prática, ainda não consegue exercê-la, pois falta-lhe maturidade, dedicação, entre outros. As mudanças na formação profissional vêm ocorrendo, por meio de adaptações nas matrizes curriculares, da capacitação dos docentes e da busca das IES pela qualidade do seu ambiente de trabalho, mas ainda é necessário ampliar as discussões, reflexões e aprofundar os estudos das DCN e do clima organizacional para gerar uma extraordinária formação profissional em fisioterapia.
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