Quadrinhos iluminados: William Blake nas obras de Alan Moore
View/ Open
Date
2020-11-05Primeiro membro da banca
Amaral, Adriana da Rosa
Segundo membro da banca
Paz, Demétrio Alves
Terceiro membro da banca
Carneiro, Maria Clara da Silva Ramos
Quarto membro da banca
Czekster, Gustavo Melo
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese investiga as histórias em quadrinhos do autor Alan Moore (1953) em relação à obra iluminada, poética e pictórica de William Blake (1757-1827). A pesquisa foi desenvolvida à luz dos Estudos de Quadrinhos, usados como ferramenta dialógica e interpretativa. Para tanto, utilizei como instrumentos metodológicos os estudos da Estética da Recepção a partir das ideias de Robert Jauss (1994). Conto também com as contribuições de estudiosos e críticos das histórias em quadrinhos, como Thierry Groensteen (2007), Matthew Green (2003), Barbara Postema (2018), entre outros. Como prólogo, apresento o percurso biográfico que me levou à presente tese no mesmo gênero que ela busca investigar: histórias em quadrinhos. Faço isso contando com a arte do quadrinista Otoniel Oliveira (2020), elaborada a partir de roteiro de minha autoria. O mesmo procedimento é executado no epílogo, configurando-se, assim, uma moldura para o texto crítico que constitui este trabalho. Nele, verifico os trabalhos de Alan Moore numa abordagem cronológica a partir de sua leitura da vida e da obra de William Blake. Para tanto, o corpus de análise privilegiou quatro obras do autor em sua sequência de produção e publicação, começando com V for Vendetta e o seu intercâmbio de linguagens com o “prefácio de Jerusalem” (1804-1811), de William Blake. Em seguida, faço uma investigação de Watchmen (1986) em relação ao poema “The Tyger” (1794), constatando a técnica de espelhamento das imagens das obras Milton a poem (1811) e Songs of Experience (1794) nos quadrinhos. Examino, então, From Hell (1989), percebendo como Moore recria a própria figura de William Blake em termos biográficos, colocando-o como personagem na narrativa, juntamente com a pintura “The ghost of a flea” (1819-20). Por fim, em Promethea (1999), analiso a recriação do personagem Urizen, presente em vários livros iluminados de Blake e na pintura “The Ancient of Days” (1794), além da presença de William Blake como personagem fictício. Nesse percurso crítico e interpretativo, analiso o próprio processo de formação artística de Moore em relação à obra de suas principais influências e inspirações. Depois do epílogo, seguem as referências bibliográficas e os apêndices, que incluem uma tabela investigativa de referências blakeanas presentes na obra de Alan Moore e uma entrevista com o autor realizada em Northampton, durante o estágio sanduíche que possibilitou boa parte das reflexões aqui apresentadas. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), Novo Prodoutoral, portaria nº140, de 02 de outubro de 2013.
Collections
The following license files are associated with this item: