dc.creator | Schmitz, Rudyaine da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T17:40:06Z | |
dc.date.available | 2021-11-19T17:40:06Z | |
dc.date.issued | 2021-06-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22896 | |
dc.description.abstract | This research is about the diagnostic production in the school context, being one of the factors
of the Medicalization process in Education As a guiding question, the study intends to answer:
How are we producing diagnosis in the school context, from a medicalizing logic? The study
was carried out at the Municipal Teaching Network of Agudo, in Rio Grande do Sul. To answer
this question, the objective of the research is to understand how the diagnostic production in
the school context happens. Through the medicalizing discuss and the learning difficulties. To
achieve a certain end, it is listed 1) Knowing through a Systematic Review how the processes
of medicalization have been manifested in the national school context. 2) Analyze how teachers
have characterized and identified subjects who do not learn and/or who have difficulties in their
schooling process. 3) Investigate the possible effects of the presence of the diagnosis on the
configurations of the teacher's pedagogical practices. This work is characterized by being an
exploratory research, inserted in a qualitative investigation approach, whose instrument was
developed through semi-structured interviews, with teachers who work in the sixth year. Data
results were analyzed using Content Analysis (Bardin, 2010). from two categories: the first
referring to the Production of the diagnosis from the learning and behavioral difficulties
attributed to different factors: as subcategories, they were presented under different conditions,
such as: attribution to the subject; attributions to the school system; assignment to families;
attributions to environmental factors; and the second category understood the effects of the
presence of the diagnosis in the configuration of pedagogical practices. As a result, it was
identified that the justifications that permeate the student are in relation to the difficulty of
systematizing knowledge in the notebook, shyness, inattention, lack of will and use of
medications; in addition to explanations directed at the student himself, there are those directed
at the school system based on a conception of non-failure; on families that are "unstructured"
and sometimes fail to provide the necessary help to students, and also attributions to socioenvironmental
factors, linked to social class and condition where they live. Regarding what
effects the presence of the diagnosis has on the configuration of pedagogical practices, the
condition of the teaching training process is cited by teachers, and the feeling of not being
prepared; planning and involvement in proposing differentiated pedagogical activities; and the
way the student's assessment process takes place. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Produção diagnóstica | por |
dc.subject | Medicalização | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Diagnostic production and medicalization | eng |
dc.title | Produção diagnóstica no contexto escolar: um olhar para a medicalização da aprendizagem | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa versa sobre a produção diagnóstica no contexto escolar, a partir das
dificuldades para aprendizagem e de comportamento e suas relações com o processo de
medicalização na educação. Como questionamento norteador, o estudo pretendeu responder de
que forma estamos produzindo diagnóstico no contexto escolar a partir de uma lógica
medicalizante? O estudo foi realizado na Rede Municipal de Ensino de Agudo, no Rio Grande
do Sul. Para responder tal questão, o objetivo desta pesquisa visou compreender como ocorre a
produção diagnóstica no contexto escolar a partir dos discursos medicalizantes das dificuldades
para a aprendizagem. Desse modo, para atingir determinado fim elencou-se: 1). Conhecer
através de uma Revisão Sistemática como os processos de medicalização têm se manifestado
no contexto escolar nacional. 2). Analisar como os professores têm caracterizado e identificado
os sujeitos que não aprendem e/ou que têm dificuldades no seu processo de escolarização. 3).
Investigar os possíveis efeitos da presença do diagnóstico nas configurações das práticas
pedagógicas dos docentes. Nesse sentido, este trabalho caracterizou-se por ser uma pesquisa
exploratória, inserida em uma abordagem qualitativa de investigação. Como instrumento de
produção de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas com professores que atuam no sexto
ano do ensino fundamental. Os dados produzidos foram analisados com base da análise de
conteúdo (BARDIN, 2010), a partir de duas categorias: a primeira referente à Produção do
diagnóstico a partir das dificuldades para aprendizagem e de comportamento atribuídas em
diferentes fatores, como subcategorias, foram apresentadas em diferentes condições, como:
atribuição ao sujeito; atribuições ao sistema escolar; atribuição às famílias; atribuições a fatores
ambientais; e a segunda categoria compreendeu os efeitos da presença do diagnóstico na
configuração das práticas pedagógicas. Como resultado identificou-se que as justificativas que
perpassam pelo aluno são em relação a dificuldade de sistematizar o conhecimento no caderno,
timidez, desatenção, falta de vontade e uso de medicamentos; além das explicações
direcionadas ao próprio aluno, há direcionadas ao sistema escolar a partir de uma concepção
sobre a não reprovação; sobre as famílias que são “desestruturadas” e, por vezes, não
conseguem dar o auxílio necessários aos alunos, e, ainda, atribuições aos fatores sócio
ambientais, vinculados a classe social e condição onde vivem. Em relação há quais efeitos a
presença do diagnóstico tem na configuração das práticas pedagógicas, são citadas pelos
professores a condição do processo formativo docente, e a sensação de não estarem preparados;
o planejamento e a implicação em proposição de atividades pedagógicas diferenciadas; e a
forma que acontece o processo avaliativo do aluno. | por |
dc.contributor.advisor1 | Bridi, Fabiane Romano de Souza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8914947342465602 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Schmidt, Carlo | |
dc.contributor.referee1 | Christofari, Ana Carolina | |
dc.contributor.referee2 | Negrini, Tatiane | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4058459243870898 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |