dc.creator | Silva, Juliano da Cunha da | |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T13:44:51Z | |
dc.date.available | 2021-11-22T13:44:51Z | |
dc.date.issued | 2020-02-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22908 | |
dc.description | Título de acordo com histórico escolar: Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas de acordo com a BNCC | por |
dc.description.abstract | In this work we present a didactic sequence that deals with the theme: condition of the existence of a triangle, focusing on flowcharts. To this end, a research on the topic was carried out in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), followed by an appreciation of legal documents, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Gaúcho (RCG), Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC) and Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). To develop this research, we elaborated, applied and evaluated a didactic sequence composed of four activities in a Municipal Elementary School in the municipality of Santa Maria, in a 7th grade class, with 26 students. The use of flowcharts proved to be easy for students to understand and we believe it is a good resource in the elaboration of schemes and summaries of activities that require an order of execution. We also perceive the incentive in dialogue and in the defense of opinion that the activities provided, an issue that we believe to be fundamental in the development of our students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de geometria | por |
dc.subject | Triângulos | por |
dc.subject | Fluxogramas | por |
dc.subject | BNCC (Base Nacional Comum Curricular) | por |
dc.subject | Teaching geometry | eng |
dc.subject | Triangles | eng |
dc.subject | Flowcharts | eng |
dc.title | Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos uma sequência didática que versa sobre o tema: condição de existência de um triângulo, com enfoque por meio de fluxogramas. Para tanto foi realizada uma pesquisa sobre o tema no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), seguida de uma apreciação de documentos legais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Gaúcho (RCG), Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para desenvolvermos essa pesquisa elaboramos, aplicamos e avaliamos uma sequência didática composta de quatro atividades em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Santa Maria, em uma turma de 7º ano, com 26 alunos. O uso de fluxogramas se mostrou de fácil entendimento aos alunos e acreditamos ser um bom recurso na elaboração de esquemas e resumos de atividades que necessitam uma ordem de execução. Percebemos ainda o incentivo no diálogo e na defesa de opinião que as atividades propiciaram, questão que acreditamos ser fundamental no desenvolvimento de nossos estudantes. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 | por |
dc.contributor.referee1 | Magnago, Karine Faverzani | |
dc.contributor.referee2 | Doering, Luisa Rodríguez | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2628552691485542 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |