dc.contributor.advisor | Borelli, Viviane | |
dc.creator | Silva, Karoline Santos da | |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T21:18:15Z | |
dc.date.available | 2021-11-24T21:18:15Z | |
dc.date.issued | 2021-01 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22971 | |
dc.description.abstract | The Facebook group "ELLE, the group" triggered a contract renovation by ELLE Brasil magazine. Along with it's resurgence, since it had been cancelled in 2018, the magazine presents the idea of a group made by and for readers. The group currently has more than 3 thousand members and it is a source of various possibilities of contract renovation. With the possibility to comment, like and interact, along with the resurgence of ELLE Brasil comes the resurgence of the reading contract with readers who were already faithful and expressed missing the publication. With this paper we intend to show how ELLE Brasil renewed their contract of reading with the interaction on their reissue through the creation of the Facebook grupo "ELLE, the group". In order to do so, we will get into the characteristics of the magazine, through Benetti (2010) and Ali (2009), the bond with the reader, through Ali (2009) and Verón (2009), and the functioning of Facebook's platform, through Van Dijck, Waal and Paul (2018). The analysis of the creation of this reading bond has moments we believe have been transformative for the contract renovation. And, mainly, how the forms of interaction created in this group strengthens this bond. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Revista | por |
dc.subject | Elle Brasil | por |
dc.subject | Contrato de leitura | por |
dc.subject | Vínculo com o leitor | por |
dc.subject | Reading contract | eng |
dc.subject | Magazines | eng |
dc.subject | Reader bond | eng |
dc.title | Uma renovação de contrato: a revista Elle Brasil e sua aproximação com o leitor através do grupo do facebook | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | COMUNICAÇÃ SOCIAL - PRODUÇÃO EDITORIAL | por |
dc.description.resumo | O grupo do Facebook ELLE, o grupo acionou uma renovação de contrato por parte da revista ELLE Brasil. Junto com o seu ressurgimento, já que havia sido cancelada em 2018, a revista surge com a proposta de um grupo feito para e por leitores. O grupo hoje conta com mais de 3 mil participantes e é uma fonte com várias possibilidades de renovação do contrato. Com a possibilidade de comentários, curtidas e formas de interação, o ressurgimento da ELLE Brasil acompanha o ressurgimento do contrato com leitores que já eram fiéis e que demonstravam sentir falta da publicação. Com esse trabalho, objetiva-se mostrar como a ELLE Brasil renovou seu contrato de leitura com a interação em relação à sua reedição através da criação do grupo do Facebook ELLE, o grupo. Para isso, adentra-se nas características da revista, através dos conhecimentos trazidos por Benetti (2013) e Ali (2009); no vínculo com o leitor a partir de Ali (2009), no contrato de leitura Verón (2004); e no funcionamento da plataforma do Facebook por Van Dijck, Waal e Paul (2018). Para que seja possível, analisaremos momentos que consideremos importantes para a demonstração da renovação do contrato de leitura dentro do grupo do Facebook. Nota-se que a criação desse vínculo conta com momentos nos quais acredita-se terem sido transformadores para a renovação do contrato e, principalmente, como a forma de interação criada nesse grupo fortalece esse vínculo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |