dc.creator | Gonçalves, Rafael Salles | |
dc.date.accessioned | 2021-11-25T13:13:04Z | |
dc.date.available | 2021-11-25T13:13:04Z | |
dc.date.issued | 2020-10-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22979 | |
dc.description.abstract | Grande do Sul, promoting spaces for literary and cinematographic creation among students and
teachers, in an extension project promoted by the Federal University of Santa Maria. The
activities included creation of short stories, arguments and synopses for cinema, scripts, short
films and a video clip, in addition to promoting spaces for the exhibition of these works.
The research aimed to discover what effects the creative processes and productions with the
students had on their teachers. Furthermore, what knowledge was ignited by these experiences,
and how they promote teaching training and self teaching training, show how the construction of
art spaces in teaching takes place, and what other paths they can take to form teachers and
transform teaching.
We used as object of analysis a documentary produced with the Olavo Bilac Institute in 2017,
after the end of the dynamics with the students. We also conducted virtual interviews with the
group of teachers at the Humberto de Campos school, a socio-educational institution located in
CASE-SM, which receives minors in deprivation of liberty. The interviews took place during the
period of social isolation, between June and July 2020.
As a result, we noticed several changes in the relationships of the school community, such as a
closer relationship between teachers and students, also closer to the family and other
communities around the educational institution with the school and with the students. We
noticed teachers 'perceptions regarding the improvement in students' self-esteem, responsibility
and commitment. We found great openness in the two education units for external projects,
support and motivation for new proposals. We conclude that it is necessary to bring teachers
closer to creative activities, either in their teaching training spaces or during activities developed
with students or socio-educators. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arte na escola | por |
dc.subject | Formação com professores | por |
dc.subject | Cinema e educação | por |
dc.subject | Criação na escola | por |
dc.subject | School art | eng |
dc.subject | Training with teachers | eng |
dc.subject | Cinema and education | eng |
dc.subject | Creation with school | eng |
dc.title | A arte inspira, cria e contagia: produção de sentidos e aprendizagens de professores provocados pela criação literária e audiovisual | por |
dc.title.alternative | Cinema inspires, creates and contages: meaning production and learnings os theachers provoked by literary and audiovisual creation | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Durante os últimos anos, atuamos dentro de escolas estaduais da cidade de Santa Maria, Rio
Grande do Sul, promovendo espaços de criação literária e cinematográfica entre estudantes e
professores, em um projeto de extensão promovido pela Universidade Federal de Santa Maria.
As atividades incluíram criação de contos, argumentos e sinopses para cinema, roteiros,
curta-metragens e um videoclipe, além de promoverem espaços para exibição dessas obras.
A pesquisa pretendeu descobrir que efeitos os processos criativos e produções com os
estudantes geraram em seus professores. Além disso, que saberes foram acesos por essas
experiências, e de que forma elas promovem formação e autoformação. Também, mostrar
como se dá a construção de espaços de arte no ensino, e que outros caminhos eles podem
tomar para formação de professores e transformação do ensino.
Utilizamos como objeto de análise um documentário produzido com o Instituto Olavo Bilac no
ano de 2017, após o encerramento das dinâmicas com os estudantes. Também, realizamos
entrevistas virtuais com o grupo de professores da escola Humberto de Campos, instituição
socioeducativa localizada no CASE-SM, que recebe menores em privação de liberdade. As
entrevistas ocorreram durante o período de isolamento social, entre junho e julho de 2020.
Como resultado, percebemos modificações diversas nas relações da comunidade escolar,
como uma aproximação maior entre professores e estudantes, aproximação também da família
e demais comunidades em torno da instituição de ensino com a escola e com os educandos.
Notamos percepções dos docentes em relação à melhoria na autoestima, responsabilidade e
comprometimento dos estudantes. Encontramos grande abertura nas duas unidades de
educação para projetos externos, apoio e motivação para novas propostas. Concluímos que é
necessário trazer os professores mais para perto de atividades de criação, seja em seus
espaços formativos ou durante as atividades desenvolvidas com os educandos ou
socioeducandos . | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3628223248832085 | por |
dc.contributor.referee1 | Mayor, Ana Lucia de Almeida Soutto | |
dc.contributor.referee2 | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6280512410024560 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |